Wi-fi no Solar do Barão
Foto: PMJ

A ajudante geral Barbara Barbosa gosta de frequentar os jardins do Solar do Barão, no Centro de Jundiaí. Além do ambiente belo e agradável, mais um item a leva ao local: a rede de wi-fi gratuito instalada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí). “Assisto vídeos favoritos, falo com minha mãe pelo Whatsapp e também faço pesquisas para a escola”, contou ela.

Além dos jardins do Solar do Barão, terminais urbanos, parques, praças e outros espaços públicos contam com pontos de wi-fi. No total, são 90 espalhados pela cidade – parte de políticas públicas da atual gestão municipal, alinhadas ao conceito de Cidade Inteligente (Smart City), que prevê serviços públicos de excelência aliados à tecnologia de ponta.

Jardim do Museu Solar do Barão conta com acesso à internet gratuito (Foto: PMJ)

Ao conectar pela primeira vez, o usuário precisa apenas fazer um cadastro. Os terminais Central, Hortolândia e Vila Arens lideram como os locais com o maior número de acessos.

[tdj-leia-tambem]

“Quando eu preciso falar com minha mãe, venho aqui e consigo ligar para ela através da internet”, conta o motoboy Adilson Costa Diniz, que usa o wi-fi da praça de entrada do bairro Jardim Fepasa. “E o melhor é que a internet é rápida e funciona muito bem”.

Cidade Inteligente

No primeiro semestre de 2021, durante a realização do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças, foram realizadas mil entrevistas por telefone para ouvir a população. Deste total, 73,9% das pessoas disseram considerar Jundiaí uma Cidade Inteligente.

“Esses investimentos fazem parte de uma política que pensa Jundiaí para o futuro, sempre levando em conta o potencial das novas tecnologias para mudar positivamente a vida das pessoas no presente”, argumenta o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB). “No serviço público, a tecnologia tem de facilitar a vida do cidadão, como ocorre, por exemplo, através dos serviços do APP Jundiaí”.

Parimoschi, Luiz Fernando e Jones Martins, que participaram da entrega do prêmio (Foto: PMJ)

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, lembra que o mesmo PPA prevê o investimento de R$ 112,2 milhões no programa Cidade Inteligente para os próximos quatro anos. “Quando o serviço ou o equipamento tem a tecnologia embarcada, isso ajuda e muito o cidadão. Veja, por exemplo, o pagamento do IPTU através do Pix, no site da Prefeitura, que implantamos este ano e que pode ser feito através de um smartphone. Ou mesmo a facilidade de pagar a passagem do ônibus com cartão de crédito ou débito, evitando neste período de pandemia o contato com dinheiro e com terceiros”.

Em 2019, a cidade passou a integrar o ranking Connected Smart Cities como uma das dez cidades mais inteligentes e conectadas do País. A avaliação foi elaborada pela empresa de consultoria e inteligência de mercado Urban Systems, de atuação nacional, com o objetivo de mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.

marquezi cijun
Amauri Marquezi, da Cijun: cidade cada vez mais conectada (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Internet para todos

Também frequentador dos jardins do Solar do Barão, o visual merchandising Jean Carlos Pires gosta de utilizar a internet no horário de descanso. Ele trabalha em uma loja do Centro e tem a companhia de amigas, como a gerente Leandra do Amaral. “Uma cidade com tantos pontos de internet é um avanço”, avalia ele.

“A implantação e ampliação de pontos de wi-fi faz parte de um conjunto de ações para tornar Jundiaí cada vez mais uma Cidade Inteligente e conectada”, explica o diretor-presidente da Cijun, Amauri Marquezi. “Um Governo Digital é aquele que coloca as pessoas em primeiro lugar e, portanto, estamos nos concentrando no que as pessoas precisam nesses tempos de mudanças rápidas”.

Aplicativo desenvolvido pela Cijun também é destaque na cidade conectada (Foto: Cijun)