Agentes da limpeza
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), dá início, na próxima segunda-feira (18), à edição 2025 do Programa Cidade Limpa, realizada em parceria com a TV TEM.

A ação, que já se tornou tradicional no município, tem como objetivo reforçar a conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos, contribuindo para manter a cidade organizada, segura e ambientalmente saudável.

O prefeito Gustavo Martinelli reforça que o sucesso da operação depende do engajamento popular.

“Quando todos colaboram, conseguimos não apenas recolher resíduos que não têm mais uso, mas também promover uma cidade mais limpa, com mais qualidade de vida e bem-estar para toda a população”, afirmou.

Segundo Luciene Ramazotti, coordenadora de Educação Ambiental do Departamento de Limpeza Pública da UGISP, o programa também atua como um alerta para os riscos do descarte irregular.

“A Operação Cidade Limpa incentiva a população a descartar corretamente os materiais, evitando acúmulo de resíduos e prevenindo riscos à saúde e ao meio ambiente”, explicou.

O que pode ser descartado?

Durante o mutirão, serão recolhidos:

  • Madeira
  • Eletrônicos
  • Móveis
  • Eletrodomésticos
  • Metais
  • Recicláveis
  • Pneus
  • Borracha
  • Isopor
  • Vasos sanitários
  • Lavatórios

Cronograma por bairros

18 de agosto – Parque Residencial Jundiaí, Parque Residencial Almerinda Chaves, Jardim Novo Horizonte (Estrada Municipal do Varjão), Conjunto Habitacional João Mezzalira Junior, Residencial dos Cravos, Fazenda Grande, Residencial Santa Giovanna, Tulipas.

19 de agosto – Morada das Vinhas (Rua Uva Niágara), Cecap, Terra da Uva, Parque dos Ingás, Vista Alegre, Centenário, Vila Marlene, Jardim Sales.

20 de agosto – Jundiaí-Mirim, Jardim Califórnia, Jardim São Marcus, Jardim São Camilo, Vila Aparecida, Ponte São João, Vila Graff, Colônia.

21 de agosto – Vila Ana, Jardim Paulista, Jardim Bonfiglioli, Vila Rami, Vila Comercial, Vila Maringá, Jardim Martins, Jardim Copacabana.

22 de agosto – Vila Nambi, Vila Santana, Vila Ruy Barbosa, Jardim Tamoio, Vila Tupi (Balsan), Jardim Pacaembu, Ivoturucaia, Cidade Nova.

25 de agosto – Santa Gertrudes, Jardim do Lago, Parque Cidade Jardim I e II, Vila Progresso, Vila Cristo Redentor, Vila Esperança, Vila Mafalda, Jardim Esplanada.

26 de agosto – Vila Liberdade, Vila Rio Branco, Horto Florestal, Fepasa, Vila Lacerda, Vila Hortolândia, Parque da Represa, Jardim Sorocabana.

Cata-treco funciona o ano todo

O assessor especial da UGISP, Renan Peres, lembra que, além do mutirão, a cidade mantém o serviço permanente de coleta de recicláveis volumosos por meio do Programa Cata-treco.

“O Cata-treco é um serviço oferecido pela Prefeitura que percorre os bairros da cidade recolhendo materiais volumosos descartados pela população. Ele funciona o ano todo e tem colaborado para manter a cidade limpa, além de contribuir de forma significativa para o meio ambiente”, destacou.

O Cata-treco realiza a coleta porta a porta, seguindo um cronograma definido para todas as regiões do município. O calendário completo está disponível no site oficial da Prefeitura.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]