Gestores e secretários sentados em reunião
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na tarde desta terça-feira (17), gestores e secretários socioassistenciais das Prefeituras da Aglomeração Urbana de Jundiaí se reuniram para falar sobre projetos de desenvolvimento social de interesse em comum. Estavam presentes representantes de Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista.

O encontro foi organizado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) de Jundiaí e, de acordo com Maria Brant, gestora da pasta, a ideia inicial é criar uma agenda de encontros recorrentes entre os representantes.

“Com a proposta da criação da Região Metropolitana de Jundiaí, nossa ideia é tratar, de forma ainda mais formal, a criação de estratégias conjuntas para temas que nos são comuns, como o combate ao trabalho infantil e a rede de atendimento à população em situação de rua, por exemplo”, explica.

Os gestores discutiram sobre os impactos da pandemia para a população em situação de vulnerabilidade social das cidades, além de outros temas, como o vínculo dos Munícipios com a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Campinas, que o Aglomerado Urbano de Jundiaí é vinculado. Com a criação da Região Metropolitana, isso pode mudar e a AUJ pode ganhar uma unidade própria.

Foi apresentado no encontro o trabalho que Jundiaí vem realizando no enfrentamento à violência contra a mulher. “Através da Casa Sol, equipamento sigiloso para o abrigo de mulheres ameaçadas de morte, e que nem todos esses Municípios dispõem”, concluiu Maria.

Ainda segundo a gestora, o grupo também está trabalhando na concepção de um documento, que será apresentado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A instituição pretende digitalizar a perícia de beneficiários. De acordo com ela, isso pode dificultar o acesso ao público-alvo de usuários.

[tdj-leia-tambem]