
Em eleição unificada realizada no dia 4 de agosto, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) definiu sua nova diretoria para o quadriênio 2026–2029. Em Jundiaí, uma das mais tradicionais regionais da entidade, que celebrou 75 anos em março deste ano, foi eleito como diretor titular Alexandro Zavarizi. Frank Chen assume como 1º vice-diretor e Manoel Flores, como 2º vice-diretor.
A votação, conduzida de forma tranquila em todas as 38 diretorias regionais e quatro distritais da entidade, também confirmou a reeleição de Rafael Cervone como presidente do CIESP e primeiro vice-presidente da FIESP. A entidade representa cerca de 8 mil empresas industriais em todo o Estado de São Paulo.
Primeira vez na liderança da regional
Zavarizi, presidente regional da HellermannTyton para a América do Sul, assume a diretoria regional de Jundiaí pela primeira vez, após uma trajetória sólida dentro do CIESP. O executivo iniciou sua participação no núcleo local em 2008, ao coordenar o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE Jundiaí). Desde então, integrou duas gestões como vice-diretor e, a partir de 2022, passou a fazer parte da diretoria estadual em São Paulo.
“Desde o NJE Jundiaí, aprendi muito com o CIESP e com todos com quem tive a oportunidade de conviver. Passei a debater e compreender desafios enfrentados por outros empresários, semelhantes aos da nossa empresa. Isso ampliou minha visão e abriu minha mente. Foi uma honra também integrar a diretoria regional nas gestões do Mauritius Reisky e do Marcelo Cereser, contribuindo com a liderança desses empresários na defesa dos interesses do setor. O convite do presidente Rafael Cervone para integrar a diretoria em São Paulo foi outra grande oportunidade. A experiência de trabalhar com as 42 regionais foi enriquecedora e tenho certeza de que todo esse aprendizado será fundamental na futura gestão da Regional Jundiaí”, afirmou.
Região com peso industrial
A regional do CIESP Jundiaí representa um importante polo industrial que inclui 11 municípios: Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Várzea Paulista e Vinhedo, além da própria Jundiaí. Juntas, essas cidades somam mais de 1,1 milhão de habitantes e 2.887 unidades industriais, o que representa 3,5% da indústria paulista.
“Entre as 42 regionais do CIESP, temos o 4º maior PIB do Estado. Essa diversidade industrial forma um tecido produtivo robusto, inovador e em constante evolução”, destacou Zavarizi.
Compromisso com a continuidade e a inovação
Zavarizi garantiu que a nova gestão dará continuidade ao trabalho já desenvolvido, valorizando o apoio técnico e o engajamento dos conselheiros da entidade.
“É um desafio suceder grandes gestores que passaram por aqui, mas não estarei sozinho. Contarei com o apoio dos vice-diretores, 45 conselheiros de empresas dos mais diversos portes e segmentos, que representam a pujança da indústria da nossa regional, além dos coordenadores de departamento, que atuam com dedicação e comprometimento na defesa da nossa indústria”, ressaltou.
O diretor eleito reforçou que o objetivo da nova gestão será representar com excelência os interesses dos associados.
“Vamos promover a participação ativa dos associados na entidade, fomentando a inovação e assegurando que o setor industrial exerça um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento econômico do nosso Estado”, afirmou.
Entre as prioridades citadas por Zavarizi estão:
- Estreitamento das relações com os associados;
- Fortalecimento de parcerias institucionais com o poder público;
- Incorporação de novas tecnologias e serviços;
- Ampliação dos benefícios oferecidos às indústrias associadas.
A nova diretoria tomará posse em janeiro de 2026.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]