CineSolar
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Esta semana, o bairro Morada das Vinhas viveu uma experiência única: o CineSolar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar, levou sessões gratuitas ao Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Francisco Gastaldo. Famílias inteiras se reuniram para assistir a curtas e ao longa de animação Robô Selvagem.

A iniciativa integra a estratégia da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, de descentralizar ações culturais e garantir que bairros mais afastados da região central tenham acesso a experiências de qualidade.

“É muito legal ter essa oportunidade de realizar uma apresentação de cinema em um espaço público, gratuito, e ainda mais dentro de uma proposta com energia solar, energia limpa. É um projeto fantástico, que amplia o atendimento às comunidades e traz uma reflexão importante sobre a preservação da natureza”, destacou a secretária de Cultura, Clarina Fasaro.

CineSolar: cultura e sustentabilidade

Com 12 anos de existência, o CineSolar já percorreu 23 estados e o Distrito Federal, passando por mais de 750 municípios e alcançando cerca de 400 mil pessoas.

O diferencial está no furgão adaptado, equipado com placas solares que transformam a luz do sol em energia elétrica para alimentar toda a estrutura de projeção.

Segundo o produtor Ricardo Martins, o projeto vai além da exibição de filmes:

“O CineSolar democratiza o acesso ao audiovisual em regiões onde muitas vezes não há cinema. Só 8% das cidades brasileiras têm uma sala de exibição. Aqui, além de levar cultura, proporcionamos uma vivência sobre sustentabilidade. O furgão se transforma em uma sala de aula ao ar livre, unindo arte, tecnologia e consciência ambiental”.

Comunidade prestigiou mesmo com chuva

Apesar da chuva no início da noite, mais de 100 pessoas acompanharam a programação, que também contou com pipoca gratuita.

Entre os presentes estava a estudante Elisa Isis Silva Fernandes, de 9 anos, que participou pela primeira vez da sessão. “Gostei muito, achei legal porque eu não conhecia. O curta da menininha com cabelo cacheado foi o que mais me marcou”, contou.

A avó dela, Bia da Silva, destacou a importância de iniciativas como essa: “Achei muito interessante, principalmente por ser gratuito e feito com energia solar. É importante ter esses eventos fora do centro da cidade, porque dá oportunidade para muita gente participar. Foi lindo ver tantas crianças reunidas”.

Realização

Esta foi a 7ª edição do CineSolar em Jundiaí, viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A realização é da Brazucah Produções, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]