Clube de Mães Atípicas.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O 2º Encontro do Clube de Mães Atípicas, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss), ocorreu na última quinta-feira (10), reunindo mais de 200 pessoas em uma tarde de aprendizado, acolhimento e troca de experiências.

O evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Funss, Ellen Camila Martinelli, do vice-prefeito Ricardo Benassi e sua esposa Ana Paula Benassi.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

Roda de conversa emociona e aproxima vivências

Com formato de bate-papo, o encontro teve como tema central a orientação parental, agradando o público com uma abordagem empática e prática. A presidente da Associação Amigos do Autista (AMA), Jaqueline Muraro, e a educadora parental Juliana Souto conduziram uma conversa profunda sobre vínculos afetivos, harmonia familiar e o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais das crianças atípicas.

Para muitas famílias, o momento foi transformador. A mãe atípica Rita Benutto, que participou pela segunda vez do evento, levou toda a família e destacou a importância da escuta ativa dos pais:

“Pela primeira vez meu marido Alexandre participou do Encontro. Ouvir a Jaqueline falando da experiência com o filho dela veio ao encontro com o que eu falo todos os dias sobre meu filho Bernardo. Precisamos dar ferramentas para que ele possa ser independente”.

[tdj-leia-tambem]

Participação ativa fortalece a rede de apoio

A primeira-dama Ellen Camila ressaltou a importância da representatividade e do espaço de fala durante os encontros:

“Ouvir as histórias da Juliana e da Jaqueline, e ainda possibilitando que o público participasse da conversa, foi especial. Nossa ideia é que esta troca possa sempre estar presente nos encontros, porque além de criar representatividade, podemos ouvir e acolher a história de quem vivencia no dia a dia as demandas da atipicidade.”

Atividades inclusivas para toda a família

O evento também proporcionou momentos de interação e bem-estar. A estudante de musicoterapia Fernanda Vasconcelos conduziu a vivência “Orquestra de Papel”, que envolveu crianças e adultos em exercícios de atenção, concentração, percepção sonora e trabalho em equipe.

Além disso, o encontro contou com serviços gratuitos de quick massage e manicure, oferecidos pela equipe do Spa Sakura, reforçando o cuidado com todos os participantes.

Confira um resumo de como foi a 2ª edição do evento:

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Tribuna de Jundiaí (@tribunadejundiai)

Próximo encontro já tem data marcada

A terceira edição do Clube de Mães Atípicas está prevista para junho e promete dar continuidade a esse espaço tão necessário de escuta, apoio e troca de experiências entre famílias atípicas.