
A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Limpeza Pública (LIMPUB) da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), mantém dois mil contêineres para o descarte correto de lixo orgânico em diversos bairros do município. A iniciativa integra um sistema de coleta mais eficiente, que visa combater o descarte irregular de resíduos e promover uma cidade mais limpa e organizada.
Coleta mais segura e organizada
De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública, José Maria de Oliveira Jr, os contêineres têm papel fundamental na organização urbana e na segurança tanto da população quanto dos coletores.
“Os contêineres de lixo doméstico orgânico ajudam a evitar acidentes, riscos de contaminação e o acúmulo de resíduos em locais inadequados. Além disso, tornam a coleta mais rápida e eficiente para as equipes operacionais”, explica José Maria.
O chamado lixo úmido — como restos de alimentos, lixo de banheiro, fraldas e materiais descartáveis — deve ser acondicionado em sacos plásticos e entregue à coleta convencional nos dias e horários definidos para cada região da cidade.
Cobertura total e combate ao descarte irregular
A coleta de lixo doméstico atende 100% dos imóveis em Jundiaí e é realizada porta a porta com caminhões equipados com coletores. Ainda assim, a Prefeitura alerta para os riscos e as consequências do descarte irregular.
“O descarte irregular de resíduos em áreas públicas ou terrenos baldios é crime ambiental e pode trazer uma série de problemas, como a proliferação de doenças e animais peçonhentos, ratos, entupimento de bueiros e degradação do espaço urbano”, reforça o diretor.
Com medidas como a ampliação dos pontos de coleta e ações de conscientização, Jundiaí segue avançando na gestão responsável de resíduos sólidos, priorizando a saúde pública e a preservação do meio ambiente.
Para consultar o cronograma de coleta de lixo orgânico em cada bairro acesse aqui.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		