Garrafas pet prensadas
"Esperamos que as pessoas continuem separando mais ainda o material seletivo", diz diretor. (Foto: Reprodução/TV TEM)

Com o fechamento dos estabelecimentos comerciais e restaurantes, o serviço de coleta de lixo de Jundiaí mostrou uma queda de 10% do volume de lixo orgânico. Ao contrário, a quantidade de material reciclável recolhida aumentou, em 25%.

Os dados, segundo o G1, se referem a março e abril em comparação ao mesmo período de 2019.

“O comércio tem uma grande geração de resíduos e, por estar fechado, não estão gerando. A gente entende que essa parcela do comércio está fazendo com que haja essa redução de 10% do resíduo orgânico na coleta diária”, conta Marcio Moraes, diretor de limpeza pública de Jundiaí.

“Esperamos que esse legado continue após a pandemia passar, que as pessoas continuem separando mais ainda o material seletivo, plástico e papelão, para fazer triagem e a destinação correta, preservando o meio ambiente”.

Segundo Daniela de Oliveira, proprietária de uma loja de produtos naturais biodegradáveis, o fato das pessoas passarem mais tempo em casa faz com que haja mais reflexão sobre o consumo.

[tdj-leia-tambem]

“A pessoa em casa tem mais tempo para se dedicar aos produtos, saber quais estão sendo utilizados na casa dela e repensar na utilização desses produtos”, defende.

Esse é o caso da técnica em nutrição Carla Zagotti, que evita o consumo de embalagens plásticas.

“A gente recusa sacolinhas plásticas. Tenta usar ecobags, mais sustentável e feita de algodão. Pode carregar na bolsa”, finaliza.

Com informações do G1.