Jundiaí entra em estado de observação
Com baixa umidade do ar, Jundiaí entra em estado de observação. Foto: Patrícia Silva

Com a umidade relativa do ar em Jundiaí próxima dos 30%, a Defesa Civil informa que o município encontra-se em Estado de Observação. Nesta quarta-feira (22), a umidade está em 31% (16h). A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o nível aceitável acima desta porcentagem. Não há previsão de chuvas para os próximos dias.

Segundo informações do departamento de Tempo e Clima do Centro de Pesquisa Meteorológica e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, os próximos dias devem manter a característica de predomínio de sol até domingo, quando é esperada uma pequena queda nas temperaturas, que devem ficar cerca de 2 a 3ºC mais baixas do que nos dias anteriores.

Na quinta-feira (23), as temperaturas devem ficam entre 14 e 30ºC, e na sexta-feira, entre 15 e 28ºC. O sábado deve seguir a mesma tendência.

Sem previsão de chuva

A última chuva registrada em Jundiaí foi no dia 9 de julho (única do mês). Segundo a Defesa Civil, neste dia choveu 3 milímetros no Fazenda Grande, no Jardim Tamoio e no Jardim Florestal; 5 milímetros na Roseira; e 2 milímetros no Jardim Santa Gertrudes.

O ideal para a qualidade de vida, de acordo com a Defesa Civil, é chover constantemente e não pancadas fortes e intensas, e que o volume seja em torno de 100 milímetros ao mês. Porém, a média de chuva nos últimos oito anos tem sido de 64 milímetros. Em 2017, por exemplo, choveu 3 milímetros; 2018, 24 milímetros; 2019, 141 milímetros.

Risco de queimadas

A baixa umidade do ar é um dos componentes que aumentam a probabilidade de queimadas. Com o clima mais seco, a combustibilidade dos vegetais fica maior, o que faz com que a população deva ficar mais atenta.

A Defesa Civil orienta que as denúncias de queimadas sejam efetuadas pelo Aplicativo Prefeitura de Jundiaí – APP Jundiaí, para que sejam efetuadas as fiscalizações e autuações.

Cabe lembrar que, além da denúncia pelo APP Jundiaí, devem ser acionados por telefone, havendo a necessidade, o Corpo de Bombeiros, a Divisão Florestal da Guarda Municipal, a Defesa Civil e outros órgãos para o pronto atendimento.

A Defesa Civil também orienta que o cidadão se cadastre para receber mensagens de alertas de chuvas, alterações de clima e ainda aviso de baixa Umidade Relativa do Ar e outros alertas no órgão mandando SMS com o número de seu CEP (Código de Endereço Postal) para o número 40199.

O cadastro é instantâneo e o serviço não tem custo, é gratuito.

Hidrate-se

Com a umidade relativa abaixo dos 30% é recomendado atenção especial com relação à hidratação e à prática de exercícios físicos. Com a queda da umidade, existem duas preocupações principais para a saúde. Além do ar poluído, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios.

A exposição direta ao sol deve ser feita com cuidados, sobretudo em períodos prolongados ou entre o final da manhã e o meio da tarde. Uso de protetor solar é extremamente recomendável, bem como a preferência por lugares à sombra.

Previsão para o Estado de SP

A quarta-feira amanheceu com céu claro em todas as regiões do estado, e temperaturas amenas, com mínimas entre 14 e 16ºC na metade oeste e entre 11 e 13ºC na metade leste, com algumas exceções pontuais.

Até a sexta-feira essas condições permanecem sem mudanças significativas, mantendo essas características de condição meteorológica e com as temperaturas subindo um pouco mais até a quinta-feira. Entre a sexta-feira e o sábado espera-se uma aumento de nebulosidade na metade sul do estado, reflexo de uma frente fria que atuará na região sul do Brasil, e os ventos estarão mais intensos no litoral e no oceano que banha o estado, com rajadas ocasionais, o que pode resultar em ressaca e mar bravo.

Essa frente fria não deve passar pelo estado devido a um bloqueio atmosférico, sendo direcionada ao oceano Atlântico no sábado, mas as regiões sul e leste (entre Ourinhos – Bragança Paulista e o litoral, principalmente) terão queda nas temperaturas entre o sábado e o domingo, porém sem expectativa de chuvas. Nas demais regiões essa influência será percebida em menor escala.

Classificação

Os Estados de Umidade Relativa do Ar (URA) são: Estados de Observação – URA mais de 30%; Atenção – URA de 21% a 30%; Alerta – URA de 20% a 12%; e Emergência – URA abaixo de 12%.

 

 

[tdj-leia-tambem]