Com baixo estoque, Colsan precisa de novos doadores de sangue

A Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), em Jundiaí, precisa de doadores para repor o estoque de sangue. Em função da pandemia, há um ano o número de doadores oscila entre altas e quedas, segundo a gerente da Colsan, Áurea Denigris.

Em 2021, o impasse foi ainda maior: houve o aumento da demanda devido às transfusões realizadas em pacientes com Covid19. “Aumentou o consumo e as doações continuam em queda”, afirma.

O maior consumo é tipo O+, já o sangue com maior necessidade é o O-, que por ser universal é o mais usado, por isso a Colsan não consegue manter o estoque.

Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação é até 60 anos, pesar mais de 50 quilos, ter boas condições de saúde e estar alimentado. Não é possível doar em jejum. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30, na rua XV de Novembro, 1.848, em Jundiaí.

Quem desejar agilizar o atendimento pode baixar gratuitamente o App Colsan, disponível no Google Play ou Apple Store. O aplicativo permite agendar a doação de forma rápida e segura.

Para quem tomou a vacina da Covid                                                             

As pessoas que tomaram a vacina da Covid19 devem aguardar 48 horas (Sonovac/Butantan) para doar e sete dias nos casos das doses de AstraZeneca/Fiocruz/Pfizer.

[tdj-leia-tambem]