Julia Ferrari
Foto: Arquivo Pessoal

Julia Ferrari, 18 anos, moradora do bairro Santa Giovana em Jundiaí e ex-aluna da Etec Benedito Storani, alcançou um marco notável ao obter 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foi sua primeira experiência com a prova, já que, em 2023, perdeu a inscrição como treineira.

“Eu fiz a prova buscando entrar na faculdade”, declarou Julia, que está de olho em instituições renomadas como a PUC-Campinas. Durante o ensino técnico em Marketing, ela descobriu sua paixão pelo Design, área que escolheu para seguir carreira. “Cheguei a fazer um estágio que confirmou tudo o que senti em relação a essa profissão.”

A rotina de estudos para o ENEM exigiu dedicação e sacrifícios. Julia conciliou o trabalho de conclusão de curso (TCC) com uma programação intensa de estudos. “No começo de 2024 eu estava estagiando, porém como meu objetivo em 2025 era fazer uma faculdade, me desliguei da empresa e foquei nos meus objetivos.”

A afinidade com a Área de Humanas foi essencial. “Sempre senti uma afinidade com a escrita e a leitura, então foquei nos meus pontos fortes para subir minha média do ENEM. Frequentemente escrevo em um diário e amo ler também, estou até começando uma coleção de livros”, revela.

Apoios que foram essenciais

Na Etec Best, o apoio dos professores e amigos foi fundamental. “Todos se ajudam e no terceiro ano os professores são muito compreensivos, cedendo suas aulas para realizarmos o TCC e estudarmos para os vestibulares. Os professores de português e matemática focavam as atividades nos temas que mais caem no ENEM, mas na prática depende do esforço de cada um.”

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Julia também destacou a importância do suporte de colegas comprometidos: “O apoio das minhas amigas também foi muito importante. Toda semana, na sala de aula, fazíamos uma roda para discutir nossas redações. Se cercar de pessoas tão comprometidas quanto você te leva a lugares que nem você sequer imagina. Elas também arrasaram no ENEM, alcançando mais que 900 na pontuação.”

Grata pelos ensinamentos recebidos, Julia fez questão de mencionar os professores que marcaram sua trajetória. “Quero o meu professor Fábio Storani pelas listas puxadas de matemática, a professora Regina pela paciência ao corrigir as redações, o meu professor Nelson que me orientou durante todo o curso e, por último mas não menos importante, minha famíliapor todo apoio.”

Olá, nova fase!

Sobre o futuro, Julia está otimista e cheia de expectativas. “Ter estudado na Benedito Storani abriu minha mente para o universo profissional e me tornei muito mais determinada em relação aos meus objetivos. Agora, estou ansiosa para começar a minha graduação em Design Digital na PUC-Campinas e espero me desenvolver ainda mais como profissional, e principalmente, como pessoa.”

Para Julia, o estudo é uma ferramenta poderosa. “Penso que o estudo é um privilégio; ele te entrega as ferramentas certas que você pode usar para alcançar os seus sonhos.”

[tdj-leia-tambem]