Homem cobrindo pessoa em situação de rua em Jundiaí
Foto: Lino Brito

Por conta da queda na temperatura, a prefeitura de Jundiaí retomou na noite dessa quarta-feira (04) a Operação Noites Frias. A ação consiste na busca ativa de pessoas em situação de rua para oferta de pernoite, proteção contra o frio e preservação da vida.

Nessa quarta (04), foram abordadas 74 pessoas pelas equipes da Operação. Dessas, 23 aceitaram e foram encaminhadas para as vagas de pernoite disponibilizadas pelos equipamentos da rede socioassistencial.

Já no período noturno, as equipes abordaram 51 pessoas e dez aceitaram o encaminhamento, totalizando 33 acolhimentos. Para quem recusou a oferta, as equipes disponibilizaram 63 cobertores.

[tdj-leia-tambem]

Esta foi a quarta noite de Operação Noites Frias, não consecutiva, este ano, iniciada na noite de 15 de abril. A operação é acionada sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C.

“Nessa madrugada a temperatura bateu os 9°C e, para esta semana, com base na previsão, a Operação deverá seguir nesta quinta (05) e sexta (06). Reforçando que quem for acolhido na sexta-feira pode permanecer até segunda-feira (09) e que ao longo do fim de semana as equipes da abordagem social continuarão percorrendo a cidade para realizar as abordagens”, explicou a assessora da UGADS, Renata Mangieri.

Atendimento 24 horas por dia

A abordagem de pessoas em situação de rua é realizada diariamente, pelas equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que passou também a atender chamados 24 horas por dia, pelo telefone (11) 98531-0146. Durante a Operação, a UGADS realiza também o incremento de equipes, com os técnicos do Centro Pop. Há também o apoio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com a participação da enfermeira Ana Luiz Bolvan.

Nessa quarta-feira (04), a UGADS disponibilizou três equipes para a realização de buscas pela Operação, além de uma equipe para atuação intersetorial com as equipes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), que também atua de rotina e realiza escutas técnicas e orientações para os munícipes.

Durante a Operação, os abrigos dos quais a Prefeitura compra vagas para acolhimento da população em situação de rua ampliam a sua capacidade, conforme a demanda, sem aumento de custos para os cofres municipais.