Espaço Expressa (Antigo Complexo Fepasa) em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Espaço Expressa (Antigo Complexo Fepasa), iniciou as obras de reforma do telhado do bloco histórico. A ação é mais uma frente de atuação da revitalização e requalificação do local. Para esta etapa da obra, serão investidos R$ 1,3 milhão. O valor é proveniente do Fundo de Interesses Difusos (FID) da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. O FID destinou o investimento a partir de convênio com a Prefeitura de Jundiaí.

Nesta etapa, as obras recuperarão as estruturas da cobertura e substituídas as atuais telhas de fibrocimento por telhas francesas de barro – como as existentes no telhado original do prédio, conforme aprovado pelos órgãos de preservação -, numa área total de quase 800 metros quadrados. Essa área corresponde, no piso superior, a duas novas salas de ensaio e uma sala de apresentações, já intitulada Salão Nobre da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, sem contar a respectiva área no piso inferior.

Espaço Expressa (Antigo Complexo Fepasa) em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, compartilhou sua alegria em ver tomar forma uma intervenção esperada e idealizada pelos artistas da cidade. “Todas as frentes de requalificação desenvolvidas pela Prefeitura no Espaço Expressa dão as condições necessárias para a sua ocupação enquanto equipamento cultural, aprovada em seu Plano Diretor e pelos órgãos de preservação. Assim, após os investimentos de cerca de R$ 3 milhões para a entrega dos galpões de estacionamento, chegamos ao bloco histórico, em partes já ocupado pela Unidade de Gestão para o administrativo e salas de ensaio”.

[tdj-leia-tambem]

Pela cultura

O diretor do Departamento de Gestão do Expressa, William Paixão, ressalta a importância da obra. “Além do significado simbólico da chegada da obra ao bloco histórico, trata-se de uma intervenção relacionada diretamente ao uso cultural e que fará dobrar o número de salas disponíveis gratuitamente para uso grupos artísticos da cidade”, comentou William, que é também presidente do Comitê de Gestão do Expressa e que anunciou um cronograma de vistorias semanais com os integrantes do Comitê para acompanhamento da obra e disseminação de informações sobre ela aos diversos órgãos sediados no local.

A seguinte da obra nesse trecho envolverá a recuperação das janelas, piso e instalações elétricas dos espaços sob o telhado reformado.