Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Implantado em novembro do ano passado pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí (UGADS), o serviço de Residência Inclusiva comemorou um ano e os usuários comemoraram a data com os técnicos e demais profissionais envolvidos no serviço. “Jundiaí é um dos poucos Municípios brasileiros que dispõem deste importante serviço, que garante não só a proteção integral aos residentes, como também contribui para a sua inclusão na vida da sociedade e obtenção de protagonismo. Estes sempre serão para a rede socioassistencial de Jundiaí bons motivos para se comemorar”, apontou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Tipificado pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), o serviço de alta complexidade é voltado para adultos, preferencialmente egressos do serviço de acolhimentos para crianças e adolescentes e com diagnóstico de deficiências (intelectual, física, visual ou auditiva), desde que acompanhadas da incapacidade de autossustentabilidade e retaguarda familiar (vínculos familiares e comunitários existentes são mantidos).

[tdj-leia-tambem]

Por meio de chamamento público, o serviço é executado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Pestalozzi de Sumaré. A supervisora do serviço, a assistente social Claudia Fregoneze, faz um balanço deste ano. “Os residentes são bem unidos e a equipe da unidade também é muito acolhedora. Isso faz toda diferença no cotidiano deste trabalho”. O serviço prestado inclui não somente o acompanhamento dos usuários, a realização de visitas, a criação de estratégias de intervenções, além do desenvolvimento dos planos Individuais de atendimento de cada residente.