
Com luvas nas mãos, lupas no olhar atento e cartazes educativos produzidos por eles mesmos, os alunos do Grupo 5C da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Ramiro Araujo Filho, em Jundiaí (SP), mostraram que protagonismo infantil e consciência ambiental podem andar juntos — mesmo na primeira infância. A ação faz parte do projeto “Exploradores da Natureza”, que trabalha temas como saúde, alimentação saudável e meio ambiente com crianças de 3 a 5 anos.
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Consciência que começa na sala de aula
Sob orientação da professora Sueli Sobral Almeida, as atividades começaram em sala com rodas de conversa para levantar o que os pequenos já sabiam sobre a dengue. A partir do diálogo, surgiu a proposta de criar cartazes educativos, ilustrados e escritos pelas próprias crianças. “Foi uma construção coletiva, com frases e desenhos sugeridos por eles. A ideia era transformar o aprendizado em ação concreta”, explicou Sueli.
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Olhares atentos contra o Aedes aegypti
Com os cartazes em mãos, o grupo saiu em missão: investigar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti na praça Francisco Fernandes Pessolano, que fica em frente à escola e é um espaço de convivência frequente para as turmas da EMEB. Lá, os alunos vasculharam o local em busca de lixo acumulado e recipientes com água parada, como tampinhas de garrafa e copos descartáveis. “A praça infelizmente acumula muito lixo. A proposta era fazer uma busca ativa e conscientizar também a comunidade que usa o espaço”, destacou a professora.
Educação ambiental e protagonismo infantil
Segundo a coordenadora pedagógica Flávia Leila da Silva, essa não foi uma ação isolada, mas parte de um conjunto de atividades do projeto “Exploradores da Natureza”. “Neste mês, o eixo saúde focou na dengue, uma questão que exige o envolvimento de toda a comunidade. As crianças são fortes aliadas: levam informação para casa, investigam focos e até influenciam os adultos”, reforçou Flávia.
Além do combate à dengue, o projeto contempla outros temas como o plantio de hortas, cuidado com abelhas e alimentação saudável, sempre incentivando o engajamento das crianças desde cedo. “É na infância que formamos valores. Mostrar para elas que podem fazer a diferença é essencial para formar cidadãos conscientes”, completou a coordenadora.
Uma lição para toda a comunidade
O trabalho desenvolvido pela EMEB Ramiro Araujo Filho, em Jundiaí, mostra que educação ambiental pode — e deve — começar desde os primeiros anos de vida. E que, com orientação, afeto e espaço para agir, as crianças podem ser protagonistas na construção de uma sociedade mais consciente e saudável.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		