
A Prefeitura de Jundiaí publicou decretos, nesta quinta-feira (10), que altera o horário de funcionamento do comércio de rua e antecipa a abertura dos estabelecimentos em meia hora. O decreto Nº 29.250 também mantém o município na Fase Amarela (Flexibilização) do Plano São Paulo até 19 de setembro e permite a reabertura de parques, a partir do dia 21.
Pelo decreto o horário de funcionamento do comércio de rua agora é das 9h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira, e das 9h às 14h aos sábados. Os serviços essenciais poderão funcionar conforme seus respectivos alvarás. Já o horário de funcionamento dos shoppings não foram alterados e se mantém das 12h às 20h.
A antecipação do horário de abertura foi um pedido dos próprios comerciantes. “Quanto mais próximo do horário de abertura dos bancos, melhor para os comerciantes e também para a população”, diz o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro.
As adequações realizadas foram aprovadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí e estão sustentadas no cenário epidemiológico da pandemia do novo coronavírus, já que a cidade apresenta inflexão na curva da doença viral.
Eventos
Pelo Decreto serão liberados, a partir da próxima segunda-feira (14), os eventos, recepções e outras atividades afins, inclusive em centros de entretenimento familiar e organizações da sociedade civil, com observância de protocolo sanitário específico. Também estão liberadas, a partir desta data, atividades em espaços e equipamentos culturais privados.
[tdj-leia-tambem]
Retomada econômica
Desde o início da Fase Amarela do Plano São Paulo de Retomada Econômica, os comércios de rua, em geral, estão autorizados a atender 8 horas por dia, nos dias úteis, anteriormente previsto das 10h às 18h.
“A flexibilização atende a uma solicitação da categoria para facilitar o acesso da população, já que as pessoas poderão, em apenas um deslocamento da residência – com a possibilidade de não utilizar os horários de pico – realizar várias ações que precise, como por exemplo, consultas, atividades bancárias e compras”, explica o coordenador técnico do CEC e gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
Nesta sexta-feira (11), Jundiaí completa 35 dias na terceira etapa do Plano São Paulo, o que possibilita agregar novos serviços ao hall de atividades permitidas. O conteúdo completo do decreto pode ser consultado no portal da Prefeitura de Jundiaí, na página ‘Coronavírus’, na seção ‘Decretos‘.