
Na última semana, os pequenos do Comitê das Crianças de Jundiaí participaram do painel do Festival Internacional de Intervenciones Urbanas – Ninõs y Niñas, realizado em Lima, no Peru. O encontro online aconteceu entre a quinta-feira (12) e sábado (14).
A proposta dessa edição do festival é “E se construíssemos uma nova cidade?”. Bárbara Soares, Isadora Silva, Gabriel Silva, Lucas Nascimento e Victor Gabriel Prado representaram o Comitê jundiaiense, e discutiram com crianças de outros países sobre “Cidade Virtual: a virtualidade do mundo dos meninos e meninas, e retorno às atividades presenciais”.
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, o encontro foi uma oportunidade de integração.
“Com o apoio de uma intérprete, as crianças compartilharam com os colegas de outros países os seus sentimentos sobre o isolamento social, a pandemia e o mundo virtual. Foi uma atividade muito produtiva, que já fez surgir a proposta de realizarmos reuniões do nosso Comitê com o Comitê de Lima, por exemplo”, explicou Peroni.
O gestor também participou de um outro painel para compartilhamento de boas-práticas de Jundiaí pelo programa Cidade das Crianças.
O Comitê das Crianças
O Comitê das Crianças é um órgão, criado em 2019, para escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí.
O programa foi desenvolvido após a adesão do Município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças no ano anterior, e está em sua terceira composição.
Entre as propostas feitas pelas crianças integrantes, diversas já foram atendidas pela Prefeitura, como a instalação de brinquedos para crianças com deficiência nos parques, incremento da arborização de ruas e espaços públicos, modificações no mobiliário de praças, melhorias no trajeto e entorno das escolas, além da construção do Mundo das Crianças.
[tdj-leia-tambem]