Reunião do Comitê das Crianças de Jundiaí
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí

Neste sábado (17), os integrantes do Comitê de Crianças de Jundiaí participaram do primeiro encontro do ano, para discutir a retomada das atividades do projeto. A reunião, 100% online, também serviu para que as crianças demonstrassem o interesse de continuar no Comitê.

Os responsáveis apresentaram, neste primeiro encontro, as propostas para incluir a participação das crianças no Plano Pluri-Anual e o Plano Municipal da Cultura. Também discutiram sobre a pandemia e a atuação do grupo neste momento, além da agenda dos próximos encontros, previstos para os dias 1º e 6 de maio.

O Comitê das Crianças existe desde 2019, e com sua terceira composição, oferece um diálogo entre as crianças da cidade e a gestão municipal. Assim, os pequenos podem contribuir com análises e sugestões de propostas para a Infância em Jundiaí.

[tdj-leia-tambem]

“Esta será a primeira vez que as crianças terão a oportunidade de opinar sobre as finanças da cidade. Assim como nos anos anteriores, o Comitê agrega novos espaços para a escuta e oferece oportunidade para que as crianças se desenvolvam participem de áreas que antes não faziam parte do contexto da infância”, avalia o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni.

Esse projeto é integrado na proposta Cidade das Crianças, do governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Os integrantes do Comitê já pensaram em projetos que foram atendidos pela prefeitura, como a instalação de brinquedos para crianças com necessidades especiais nos parques, arborização de ruas e espaços públicos, melhorias nos trajetos e ao redor das escolas e a construção do Mundo das Crianças.

Novos integrantes

Entre os dias 21 e 30 de abril, a UGC abrirá inscrições de seis vagas para novos integrantes do Comitê da Criança. As inscrições serão realizadas através de um formulário, que a Prefeitura de Jundiaí irá disponibilizar.

Poderão se candidatar crianças nascidas entre 2010 e março de 2012, matriculadas em escolas públicas ou privadas de Jundiaí, inscritas voluntariamente e com autorização de pais ou responsáveis legais.

“Quando entrei, no ano passado, no primeiro dia foi meio chato, mas com o passar dos encontros percebi que a importância, que podemos mudar o mundo. Estou muito orgulhoso de fazer parte do Comitê”, comenta o integrante Lucas Gonçalo do Nascimento, que está no 5º ano na EMEB Antonino Messina.

A seleção será feita através de um sorteio, que acontecerá no dia 6 de maio, nas rede sociais da Unidade de Gestão de Cultura do município.