Comitê de Enfrentamento do Coronavírus faz reunião com empresas de Jundiaí para discutir medidas de combate à pandemia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí promoveu, nesta quinta-feira (17), uma reunião on-line com mais de 50 dirigentes e representantes de empresas do município.

Assim, o Departamento de Vigilância em Saúde reforçou as orientações sobre os principais cuidados para o combate à pandemia. Além disso, aproveitaram o encontro virtual para esclarecer dúvidas sobre as medidas.

O encontro foi articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Governo e Finanças. Também contou com o apoio do Ciesp-Jundiaí e da Associação Jundiaiense dos Administradores de RH (Ajarh).

“Os números estão aumentando. Esse segundo movimento atingiu em 30 dias o que a primeira onda levou 100 dias. É necessário o engajamento de todos os setores para evitarmos ao máximo as contaminações que ocorrem com muita rapidez, e são prejudiciais tanto para o município como para as famílias e para o setor produtivo”, destacou o gestor da Unidade de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

O gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, também enfatizou a importância do diálogo. Parimoschi destacou o momento em que é fundamental a integração entre todos os setores. “Ao mesmo tempo que montamos uma força-tarefa para ajudar a minimizar os impactos econômicos da pandemia, estamos mobilizando o setor empresarial para uma maior conscientização sobre as principais medidas preventivas, dentro de cada ambiente corporativo, com foco no combate à Covid-19.”

Orientações

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, orientou sobre a necessidade de manter afastado o caso suspeito ou confirmado para redução do ciclo de transmissão. De acordo com ela, deve-se observar a importância da manutenção de medidas preventivas, como o uso de máscaras e o distanciamento nos locais de trabalho. Dúvidas sobre o diagnóstico e os testes para a detecção da doença também foram esclarecidas.

“Estamos em uma fase que nos preocupa. São muitos casos, muito óbitos e grande ocupação dos leitos. A faixa etária dos 30 aos 49 anos está sendo a mais acometida. Essa é a população economicamente ativa. É importante conversar com os setores de medicina do trabalho, pois temos observado várias condutas diferenciadas. A forma de conter a propagação do vírus é afastando o doente e o contactante”, frisou Maria do Carmo.

Enquanto isso, o diretor titular do Ciesp- Jundiaí, Marcelo Cereser, comentou como a importância do compartilhamento das informações com o setor junto com o esclarecimento das dúvidas é positivo. “É importante essa conscientização para combatermos esse flagelo. Estamos à disposição para ajudarmos o Município”, destaca o empresário.

Informações sobre o cenário da Covid-Jundiaí são atualizadas diariamente no portal da Prefeitura.

[tdj-leia-tambem]