Reunião de comitiva de Barretos.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) de Jundiaí recebeu, recentemente, a visita de uma comitiva de Barretos, interessada em conhecer de perto as iniciativas ambientais desenvolvidas no município. O destaque ficou para o programa “Nascentes Jundiaí”, voltado à conservação, recuperação e proteção de mananciais, além do sistema de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que incentiva proprietários rurais a preservar fragmentos de mata nativa.

A comitiva foi composta por representantes da Prefeitura de Barretos e técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAEB), que participaram de reuniões no Paço Municipal e realizaram visitas a duas propriedades rurais em processo de restauração ambiental. As áreas visitadas contam com plantios de árvores nativas, reforçando as ações de sustentabilidade promovidas em Jundiaí.

Reconhecimento e inspiração

A motivação para a visita surgiu após uma palestra da engenheira florestal da UGAAT, Ana Maria Martins, durante um evento em Olímpia no ano passado. O conteúdo apresentado chamou a atenção dos técnicos barretenses pela eficiência e estrutura dos programas jundiaienses.

Segundo o diretor do Departamento de Agronegócio da UGAAT, Sérgio Pompermaier, a visita reforça o papel de Jundiaí como referência em boas práticas ambientais.
“A equipe de Barretos tomou conhecimento das boas-práticas de Jundiaí nesses segmentos durante uma palestra da servidora e engenheira florestal Ana Maria Martins num evento em Olímpia, no ano passado. Isso inspirou a visita a Jundiaí, a fim de aprofundar nos temas e compreender todo o arcabouço legal envolvido para sua implementação. Em vista do enfrentamento de um problema hídrico que Barretos precisou enfrentar no ano passado, para nós da Prefeitura é motivo de muita honra saber que Jundiaí serviu de inspiração e modelo, contribuindo desta forma”, afirmou.

Intercâmbio técnico e troca de experiências

A comitiva barretense foi formada pelo biólogo Rafael Damian, da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade; a engenheira civil Tayná Lucatti, do SAAEB; o diretor regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Rolando Carvalho; e o assistente de planejamento João Giacchetto.

O biólogo Rafael Damian ressaltou o impacto da experiência vivenciada em Jundiaí:
“Procurávamos projetos que viabilizassem a recuperação de mananciais de áreas rurais, mas que isentassem os proprietários dos custos envolvidos. A experiência de Jundiaí caiu como uma luva e inspirou Barretos, tendo como principais diferenciais a competência técnica e receptividade da equipe da Prefeitura, a boa organização e resultados obtidos pelo programa, além de uma curva de aprendizado e de seus fluxos sólidos, que fizeram com que amadurecêssemos a ideia de modo muito rápido. Foi uma visita muito proveitosa, que supriu a nossa demanda no detalhamento técnico”, comentou.

A visita reforça a importância da cooperação entre municípios na busca por soluções sustentáveis e eficazes para a preservação dos recursos naturais e a segurança hídrica regional.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4