
O Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, foi palco de emoção, superação e inclusão nesta semana com a realização da 22ª edição do FERA – Festival Regional de Atletismo. Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), o evento tem como objetivo proporcionar vivência esportiva e integração de pessoas com deficiência por meio do atletismo.
Voltado especialmente para alunos com maior comprometimento físico e intelectual, o festival busca incluir aqueles que costumam ter poucas oportunidades de participar de eventos esportivos. Em 2025, o FERA contou com cerca de 200 atletas de 11 instituições das cidades de Jundiaí, Itu, Vinhedo, Várzea Paulista, Atibaia, Indaiatuba, Itupeva e Sorocaba.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
Esporte para todos: exemplos que inspiram
A gestora da UGEL, Rita Orsi, ressaltou a importância do evento como um espaço de vivência e superação. “Temos a satisfação de reunir várias cidades e promover o esporte para todas as pessoas. São exemplos de superação. O FERA é uma vivência que toca o coração de todos que participam”, afirmou.
Entre os participantes estava Eduardo Charlier, de 13 anos, integrante do PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas). Eduardo, que tem síndrome de Down e autismo, disputou as provas de salto em distância e corrida. Para sua mãe, Paula Pureza, o evento representa um marco importante no desenvolvimento do filho. “Ver meu filho participar desses eventos é muito gratificante. A evolução é gradativa e esse projeto é muito importante para os participantes e familiares”, comentou.

Outro destaque da edição foi a participação de José Ricardo Aparecido, que estreou no festival após enfrentar desafios intensos. Ele sofreu uma amputação de membro inferior por conta da diabetes e, posteriormente, perdeu a visão. Foi por meio do Instituto Santa Luzia, de Itu, que encontrou no esporte uma nova razão para seguir em frente. “Eu digo sempre que o esporte cansa, mas o sofá mata. Hoje é um dia muito importante, participar de atividades em um ambiente tão feliz é grandioso”, declarou, emocionado.

[tdj-leia-tambem]
Compromisso com a inclusão e qualidade de vida
A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, UGEL e a Escola Superior de Educação Física da cidade. Para Vanessa Rancoletta, diretora do PEAMA, o FERA tem como propósito ampliar o acesso ao esporte e garantir qualidade de vida. “Queremos garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de praticar atividade física de forma segura e adaptada às suas necessidades, promovendo a inclusão e proporcionando qualidade de vida”, ressaltou.
O coordenador de eventos do PEAMA, Rhonan Louro Rodrigues, destacou a importância do festival como um dos momentos mais aguardados do calendário esportivo. “Entendemos que o atletismo é uma modalidade extremamente democrática. Fomentar, incentivar e estimular uma nova realidade é incrível.”
A 22ª edição do FERA reforça o compromisso de Jundiaí com a valorização das diferenças, a promoção da inclusão e o poder transformador do esporte na vida das pessoas.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		