Auditório cheio durante o XVIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, com palestrantes no palco e público atento.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), em parceria com a TVTEC Jundiaí, realizará nos dias 14 e 15 de junho o I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária, com o tema “As TVs Universitárias e a TV 3.0”. O evento, que ocorrerá na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, busca fomentar discussões sobre o futuro da televisão universitária no país, abordando os novos contextos tecnológicos e de linguagem da comunicação, com foco na comunicação pública.

Um marco na trajetória da ABTU

Este simpósio marca uma mudança significativa na condução dos encontros da ABTU, que tradicionalmente realizava o Fórum ABTU a cada dois anos. Segundo Fabiano Pereira, presidente da ABTU, o objetivo é criar um espaço para debates mais frequentes e relevantes para o segmento, acompanhando a velocidade das transformações no setor. Francisco Machado Filho, presidente eleito para o mandato 2024-2026, reforça a importância dessa nova abordagem para promover maior articulação e novos projetos.

Jundiaí: anfitriã e palco de debates

Mônica Gropelo, superintendente da TVTEC e diretora administrativa-financeira da ABTU, destaca a importância de Jundiaí sediar o evento, enfatizando o foco na comunicação pública como prioridade, especialmente após eventos como o ocorrido no Rio Grande do Sul. “Ela representa a democratização da comunicação, transparência e a prestação de serviços”, afirma Gropelo.

Programação do simpósio: autoridades, pesquisadores e posse da nova diretoria

O simpósio contará com a participação de autoridades e pesquisadores renomados do setor, como Octávio Pieranti, assessor da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Maíra Bittencourt, diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); a deputada federal Luiza Erundina; o deputado federal e secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto; e Iluska Coutinho, diretora científica e coordenadora do Fórum das TVs e Rádios Universitárias da Intercom.

Na sexta-feira (14/6), a programação se encerrará com a posse dos integrantes da nova diretoria da ABTU para o mandato bienal de 2024 a 2026. No sábado (15/6), o debate se voltará para a articulação política entre as emissoras do campo público, com a presença de representantes da ABTU, emissoras associadas e outras entidades do setor.

Inscrições abertas e gratuitas

O I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária é gratuito e aberto a representantes de emissoras de comunicação pública e universitária, professores, estudantes, profissionais da área e demais interessados. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, em Jundiaí. Para mais informações e inscrições, visite o site da ABTU.

Nova diretoria: uma gestão com novos membros

A nova diretoria da ABTU, eleita em outubro de 2023 durante o XVIII Fórum da ABTU em Salvador, conta com membros estreantes em sua maioria. A gestão, que se estende até junho de 2026, é composta por Francisco Machado Filho (TV Unesp) como presidente, Maria Lúcia Mota (UNIP) como vice-presidente, Mônica Gropelo (TVTEC Jundiaí) como diretora administrativa-financeira, Fernando Mauro Trezza (Impacta) como diretor de Relações Institucionais, Patrícia Lauretti (TV Unicamp) como diretora de Comunicação e Ricardo Borges Oliveira (UnB TV) como diretor Técnico.

O Conselho de Ética e o Conselho Fiscal também foram formados, garantindo a transparência e a ética na gestão da entidade.

As inscrições para o I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária podem ser feitas através do link