
A 3ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer de Jundiaí, realizada na última segunda-feira (1º), na Câmara Municipal, marcou a apresentação oficial do Plano Municipal do Esporte, documento que vai nortear as políticas públicas da área pelos próximos dez anos.
O encontro reuniu representantes do Poder Público, sociedade civil, membros do Legislativo e do Conselho Regional de Educação Física (CREF), em um debate que reforçou a intersetorialidade do esporte com saúde, educação, assistência social e desenvolvimento.
Esporte como política pública intersetorial
De acordo com a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rita Orsi, a Conferência cumpre um papel estratégico ao ampliar o diálogo entre diferentes secretarias.
“A 3ª Conferência tem como intuito promover discussões sobre o esporte na cidade de Jundiaí e sua intersetorialidade, dialogando com saúde, assistência social, desenvolvimento e educação. Temos a certeza de que esse planejamento de política pública esportiva de curto, médio e longo prazos vai contribuir com a integração intersetorial da cidade, favorecendo o que é mais importante, os atendidos, os atletas e a população em geral. Vale destacar que as ações a curto prazo, que são seis, constam no plano de governo do Prefeito Gustavo Martinelli”, destacou.
A Conferência contou ainda com a presença das secretárias municipais de Promoção da Saúde (SMPS), Márcia Facci, de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Luciane Mosca, e de Educação (SME), Priscila Costa.
Reconhecimento nacional
O representante do CREF, Paulo Rogério de Oliveira Sabione, destacou o caráter inovador da iniciativa.
“O esporte é lazer, saúde, educação e também é social. Quando tomei conhecimento do Plano Municipal do Esporte de Jundiaí, intersetorial, com a participação de quatro secretarias, tive a certeza que a cidade está no caminho certo. É uma honra participar desta Conferência, debater ideias e ver que Jundiaí está entre os primeiros municípios do Brasil a se preocupar com esse planejamento”, afirmou.
Estrutura do Plano Municipal do Esporte
O documento foi elaborado de forma participativa, com duas audiências públicas realizadas em julho para receber propostas da população. Agora, será encaminhado à Câmara Municipal para análise e aprovação.
O Plano está dividido em seis eixos principais:
- Formação Esportiva
- Excelência Esportiva
- Esporte para Toda a Vida
- Infraestrutura
- Financiamento e Parcerias
- Transparência, Governança e Controle Social
Ao todo, são 18 objetivos estratégicos com ações previstas para a próxima década. Segundo Rita Orsi, o caráter estratégico do documento é fundamental.
“O Plano Municipal do Esporte tem como finalidade garantir o atendimento público de forma estruturada, municipalizada e sustentada por políticas públicas, assegurando que o esporte, atividades físicas e o lazer sejam tratados como um direito de todos os cidadãos”, reforçou.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]