
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres foi realizada no último fim de semana no auditório da DAE, em Jundiaí.
O evento, promovido pela Prefeitura por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e com apoio da Casa Civil, reuniu representantes do poder público, movimentos sociais e população para fortalecer o protagonismo feminino e debater políticas públicas no município.
Espaço de escuta e construção coletiva
A programação contou com debates, apresentações artísticas (como krav-magá e performance do Núcleo de Dança Juliana Santos), leitura do regimento por Francine Galeotti (presidente do Conselho Municipal da Mulher), plenária final e eleição das delegadas que representarão Jundiaí na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Ellen Martinelli, participou da abertura e destacou a presença cada vez maior das mulheres nos espaços de decisão.
“Nós, mulheres, não estamos mais pedindo espaço, estamos ocupando e redesenhando estruturas para abrir caminhos mais justos para quem vem depois. Nosso papel não é apenas democrático, é estratégico. Não existe liberdade sem autonomia e não existe desenvolvimento sem que as mulheres estejam economicamente empoderadas”, afirmou.
Já Simone Zanotello, gestora adjunta da Casa Civil, destacou o papel transformador da conferência:
“Esta conferência é um espaço de escuta, troca, aprendizado e fortalecimento. Estamos reunidos para construir um futuro mais justo, igualitário e com oportunidades para todas as mulheres. Que os debates de hoje tragam ideias e propostas transformadoras para inspirar ações concretas em nossa cidade.”
Debate sobre a cultura da violência e participação ativa
Durante o evento, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Jundiaí, Andréa de Castro, ministrou uma palestra sobre a “Cultura de Violência Contra a Mulher no Brasil”, ressaltando a importância do engajamento nas políticas públicas:
“Falar de igualdade, respeito e condições melhores para as mulheres é um avanço para Jundiaí. Participar deste momento e contribuir para o debate sobre políticas públicas é uma grande honra.”
Presenças e representatividade
A conferência reuniu nomes importantes da política e da sociedade civil, entre eles:
- Edicarlos Vieira, presidente da Câmara Municipal;
- Francine Galeotti, presidente do Conselho Municipal da Mulher;
- Kelsilene França, assessora de Políticas de Direitos Humanos;
- Raphaela De Lemos Damato Lopes, vice-presidente da OAB Jundiaí;
- Cida Gibrail, presidente do Conselho Superior Feminino (CONFEM) do CIESP;
- Representantes do Movimento Aliados, ONG Frondosas e as covereadoras do Mandato Coletivo Cardume, Patrícia Torricelli e Carol Lemos.
Compromisso com a equidade
Organizada em eixos temáticos, a conferência teve como pilares a autonomia das mulheres, igualdade de gênero, diversidade e participação ativa. Além de promover o diálogo entre governo e sociedade civil, o encontro buscou diagnosticar a realidade das mulheres nos territórios e propor ações prioritárias para políticas mais inclusivas e efetivas.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]