Pesquisa do Sistema Jundiaí de Inovação
Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí

No dia 6 de maio, a pesquisa do Sistema Jundiaí de Inovação foi concluída, com a participação de 482 pessoas, e a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) apresentou os resultados obtidos para o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta quarta-feira (19).

O objetivo da pesquisa foi captar sugestões de munícipes para a estruturação do projeto de Lei do Novo Sistema Jundiaí de Inovação. A criação de um Sistema de Inovação contribuirá para o desenvolvimento de programas que incentivam empresas e pesquisas, modernização da gestão municipal e criação de espaços públicos para empreendedorismo tecnológico.

Sugestões dos participantes da pesquisa digital visam a desburocratização; formação de jovens talentos; uso de tecnologia para alavancar a economia da cidade e atrair mais empresas; ampliar a implementação de empreendedorismo no currículo escolar municipal; e apoio tecnológico para o empresário da pequena empresa.

[tdj-leia-tambem]

Confira itens votados pelos participantes para receber investimentos da gestão municipal:

  • Criação de um Distrito Tecnológico Inteligente;
  • Programas de mentorias especializadas para o empreendedorismo digital; 
  • Ampliação da inserção de temas ligados ao empreendedorismo, tecnologia e inovação na educação infantil e fundamental; 
  • Cursos profissionalizantes a jovens em busca do primeiro emprego; 
  • Convênios de cooperação tecnológica e parcerias com a iniciativa privada; 
  • Cooperação com startups e pequenas empresas de base tecnológica para melhoria da gestão municipal; 
  • Simplificação legislativa;
  • Melhoria do ambiente de negócios ligados à CT&I entre outros.

A pesquisa teve participação de moradores de Jundiaí, São Paulo, Itatiba, Itu, Manaus-AM, Blumenau-SC, Campinas, Vinhedo, Várzea Paulista, Franca, Indaiatuba e Louveira. Dos 482 participantes, 52% da faixa etária de 25 a 44 anos.

A região Oeste da cidade com 132 participantes foi a região que mais opinou, com cerca de 27,39%, seguida da Sul (17,84%) e Centro (13%).