Encontro no Vista Alegre é o terceiro do ano. Jardim Santa Gertrudes e São Camilo receberam a roda de conversa anteriormente. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)
Encontro no Vista Alegre é o terceiro do ano. Jardim Santa Gertrudes e São Camilo receberam a roda de conversa anteriormente. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) reuniu aproximadamente 40 pessoas na última sexta-feira (27), em mais uma reunião descentralizada com membros da sociedade civil. Depois de promover encontros no Jardim Santa Gertrudes, em março, e no São Camilo, em junho, o mês de setembro foi destinado ao bate-papo no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Vista Alegre.

Este é o 8º encontro descentralizado promovido pelo CMDCA. Na pauta, foram discutidos o fortalecimento da aproximação e as ações com a comunidade, além de um balanço das conquistas e desafios futuros para a defesa das crianças e dos adolescentes daquele território. Moradores da região, membros do CMDCA e representantes de Unidades de Gestão da Prefeitura, candidatos e membros dos Conselhos Tutelares e visitadores do programa Criança Feliz participaram da reunião.

[tdj-leia-tambem]

Para a presidente do CMDCA, Alda Maria Carrara, os encontros são sempre uma boa oportunidade de empoderamento para o território e sempre surgem demandas e sugestões criativas. “Uma delas é a confecção de materiais gráficos em que apareçam os inúmeros serviços disponíveis no território, a fim de divulgá-los, já que nem todos têm conhecimento”, comenta.

Valdair Ferreira é orientador social no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vista Alegre, que fica no CEU das Artes, e decidiu levar a filha Maria Júlia, de 12 anos, para participar do diálogo. “Uma reunião descentralizada como esta é um ganho, pois permite que as pessoas conheçam a rede de atendimento e serviços do território. Quis então aproveitar para trazer a minha filha, para que ela conheça os direitos em sua proteção e os deveres que ele deve cumprir enquanto adolescente.”

A próxima reunião descentralizada será realizada no Jardim Novo Horizonte em dezembro, em data e local a serem confirmados.