
Na quarta-feira (21), ocorreu a eleição para a composição do Conselho Municipal da Juventude de Jundiaí (COMJUVE), representando a sociedade civil para o Biênio 2024-2026. O evento foi realizado no auditório do Paço Municipal e marcou a escolha dos novos conselheiros que irão atuar nos próximos dois anos.
Pela primeira vez, a composição do Conselho da Juventude segue a legislação 10.179, que permite a participação de jovens entre 15 e 29 anos residentes em Jundiaí, independentemente de vínculo com organizações da sociedade civil. Entre as atribuições do conselho estão a formulação e a proposição de diretrizes e ações governamentais voltadas para a juventude, a promoção do engajamento juvenil em organismos públicos, além de fiscalizar e garantir o cumprimento de leis e direitos dos jovens.
Ao todo, foram eleitos 10 conselheiros, divididos entre representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. O Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael, enfatizou a importância da participação juvenil no cenário político. “O envolvimento dos jovens na política é fundamental para o desenvolvimento de bons projetos a longo prazo. A atuação do Conselho da Juventude e da Assessoria tem potencial para transformar muitas vidas, por isso, ficamos felizes com o envolvimento nesta eleição”, destacou.

Representantes do Poder Público
- Lia Gonçalves (titular)
- Vinicius Vital de Souza (titular)
- Gabriel Henrique da Silva (titular)
- Pedro Rigoni Cruz (titular)
- Caio Eduardo Nascimento Schimit (suplente)
- Vinicius Palamarczuk Rocha (suplente)
- Leonardo Henrique Neves (suplente)
Representantes da Sociedade Civil Organizada
- Maria Roseli Maestrello – ATEAL
- Marina Carioni Caetano Martins – Guardinha
- Claudio Peres – Grupo Escoteiro Curuqui 142
Os suplentes da Sociedade Civil Organizada ainda serão indicados.
Desafios e expectativas do Conselho da Juventude
Letícia Branco, assessora da Assessoria de Políticas para a Juventude, destacou os desafios que os jovens conselheiros enfrentarão. “Os jovens do Conselho da Juventude terão como desafios implementar novas ações para atrair a juventude e discutir políticas públicas. São temas importantes que estão diretamente ligados ao cotidiano deles, observando sua dinâmica de vida no Município.” A assessora também ressaltou que a Assessoria de Políticas para a Juventude, parte do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas da Casa Civil de Jundiaí, tem a responsabilidade de coordenar essas iniciativas voltadas para os jovens.
[tdj-leia-tambem]