
A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, realizou esta semana o envio do IPTU Eletrônico para 2022. De acordo com a Prefeitura, 20.409 contribuintes aderiram ao modelo virtual. Portanto, receberão o tributo por e-mail para efetuar o pagamento.
Em 2022, a adesão ao IPTU Eletrônico aumentou 58%. Como 20.409 contribuintes cadastrados não recebem o carnê físico, a economia foi de aproximadamente 570 kg de papel. Isso vai de encontro às ações sustentáveis da prefeitura. “Recebendo o IPTU por e-mail, o contribuinte terá mais rapidez e total segurança para o pagamento. Vale lembrar que, mesmo com o fim do prazo para a adesão à versão eletrônica em 2022, o cadastramento é contínuo no portal da Prefeitura e quem o fizer hoje receberá o IPTU por e-mail em 2023”, comenta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
[tdj-leia-tambem]
Assim, para contribuintes que receberem o carnê digitalmente, é possível pagar a parcela do imposto diretamente do site da Prefeitura no site do banco Itaú, Bradesco e Santander. Além disso, o contribuinte opte por imprimir o documento, acessará a guia completa, com o código de barras para o pagamento, que poderá ser feito pessoalmente na rede de agências bancárias e lotéricos autorizados.
Ainda assim, quem não fez adesão ao IPTU Eletrônico continua recebendo normalmente o carnê de forma física, pelos Correios. O envio está previsto para ter início após o dia 20 de janeiro. Ao todo, a prefeitura enviará 152.893 mil carnês físicos. A emissão da segunda via do IPTU no site da Prefeitura já pode ser feita.
O reajuste do IPTU em 2022 é de 10,96%, seguindo o índice INPC (dezembro 2020 a novembro 2021).