Márcio com aplicativo de controle de frequência aberto.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí deu mais um passo na modernização dos serviços públicos com o lançamento, na segunda-feira (21), de um sistema online voltado ao controle de frequência dos permissionários das feiras livres e varejões municipais. A ferramenta foi desenvolvida pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) e está disponível na seção de serviços da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), dentro do site do Balcão do Empreendedor.

Ferramenta traz agilidade e transparência para feirantes

O novo sistema permite que os permissionários acompanhem, de forma individualizada e em tempo real, suas faltas justificadas e não justificadas por ponto de atuação. A iniciativa busca facilitar a rotina dos feirantes, tornando mais prático o cumprimento das regras de frequência e reduzindo a burocracia envolvida.

“Trata-se do cumprimento de mais uma ação do plano de governo e que traz mais transparência para a gestão, desburocratiza os procedimentos dos permissionários e resulta num serviço de qualidade superior ao munícipe na ponta”, comentou a gestora da UGAAT, Marcela Moro.

O sistema pode ser acessado com o CNPJ e o número de Cadastro Fiscal Mobiliário (CFM) do feirante. Segundo a legislação vigente, para manter a regularidade, o permissionário pode ter até 14 faltas alternadas ou cinco consecutivas por ano nas feiras livres; e, nos varejões, o limite é de cinco alternadas ou três consecutivas por semestre.

Aprovação dos feirantes

Márcio Garcia, que atua no segmento de cortes finos de frango há 43 anos e está há 27 nas feiras de Jundiaí, elogiou a novidade. “Achei uma ferramenta importante, que irá ajudar no dia a dia do feirante e irá facilitar nosso acesso a informações nossas. Antes, para ter conhecimento destes números, era preciso ligar na Prefeitura e perguntar de cada ponto. Agora, será tudo mais ágil, acessível e, acima de tudo, transparente”, comemorou.

Para o diretor do Departamento de Abastecimento da UGAAT, Ezequiel Melo, o sistema responde a uma solicitação antiga da categoria. “Esta frente de modernização do Cadastro dos Feirantes é uma antiga demanda dos permissionários e se tornou mais uma melhoria que o serviço recebe este ano, algo pioneiro em toda a região”, destacou.

Consulta de datas e locais

A programação completa das feiras livres e dos varejões municipais, com datas, horários e locais, pode ser consultada no site oficial da UGAAT.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4