
A Prefeitura de Jundiaí realizou nesta terça-feira (9), na Fábrica das Infâncias, a COPinha Japy – a COP 30 das Crianças de Jundiaí. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), reuniu estudantes do Ensino Fundamental integrantes do Comitê das Crianças e dos Conselhinhos das EMEBs para discutir os impactos das mudanças climáticas e propor soluções em diferentes escalas, do ambiente doméstico até o urbano.
Crianças como protagonistas do debate ambiental
Após uma apresentação sobre a Conferência das Partes (COP) e a COP 30, que acontece em novembro, em Belém do Pará, os participantes foram divididos em grupos. Parte deles iniciou a produção de peças para um jogo de tabuleiro educativo, enquanto outros quatro grupos discutiram propostas de ação para enfrentar os desafios climáticos.
Todos os materiais usados vieram do Projeto Origem, que recolhe descartes de empresas locais e os redireciona para atividades pedagógicas, fortalecendo os eixos Social, Governança e Ambiental do programa Escola da Gente.
A secretária de Educação, Priscila Costa, ressaltou a importância da iniciativa:
“É um prazer imenso ver nossas crianças como protagonistas desse debate e este é um momento especial, pois conecta a nossa realidade local a uma discussão global, reforçando nosso compromisso com a escuta das crianças e com ações voltadas à proteção ambiental. O trabalho que desenvolvemos por meio do Escola da Gente é fundamental para fortalecer aprendizagens e a consciência sobre o cuidado com o planeta”.
A supervisora de Sustentabilidade da SME, Marina Formis de Oliveira, que coordenou as atividades, destacou o caráter transformador da escuta infantil:
“As crianças são o público mais afetado pelas mudanças climáticas e precisam ser ouvidas. Esse encontro faz parte de um movimento nacional, incentivado pelo Instituto Alana, para que os municípios levem a voz das crianças até a COP 30. As propostas apresentadas aqui vão orientar o planejamento da cidade e também integrar um documento que será levado às autoridades estaduais e federais”.
Vozes das crianças: ideias para transformar o futuro
A participação ativa dos estudantes marcou o encontro. Para Emanuel Vilera Gonçalves, 11 anos, do Comitê das Crianças, a experiência trouxe aprendizados práticos:
“Foi uma ação bem legal para falar da COP 30 e dos desafios atuais. A gente costuma conversar bastante sobre meio ambiente no comitê, e hoje pudemos pensar em soluções, como separar o lixo e evitar o consumismo”.
Já Samira Cristina Araújo, 10 anos, representante dos Conselhinhos das EMEBs, destacou o trabalho coletivo:
“Gostei de conhecer pessoas de outras escolas e pensar em soluções para o bairro. Uma das nossas ideias foi instalar lixeiras para separar melhor os resíduos e incentivar o reaproveitamento. Também falamos sobre plantar mais árvores, porque isso melhora a qualidade de vida de todos”.
Próximos passos
A COPinha Japy terá continuidade no dia 7 de outubro, quando os grupos vão concluir as atividades e elaborar um documento coletivo.
O material fará parte de uma carta-manifesto nacional, assinada por cidades brasileiras, que será entregue na COP 30 em Belém. O objetivo é representar o que as crianças esperam em relação à preservação da natureza, à qualidade de vida e ao futuro do planeta.
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