
Com o objetivo de promover saúde, bem-estar e prevenção de doenças, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) de Jundiaí mantém o projeto “Vida e Saúde”, direcionado aos cozinheiros da rede municipal de ensino.
A iniciativa, realizada no Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Luca (Bolão), ganhou novo impulso ao integrar o programa “Arte Movimento e Eu” (AME), focado na descentralização das atividades voltadas aos servidores municipais.
A proposta é baseada em estudos sobre as condições de saúde dos profissionais da área e utiliza metodologia personalizada. O educador físico Silvio Grillo, especializado em prescrição de exercícios para portadores de doenças crônicas, conduz as aulas com foco no treinamento intervalado, combinando exercícios cardiorrespiratórios com intensidade de moderada a alta.
“Sempre respeitando as individualidades dos alunos, o cumprimento de protocolos, o atendimento nutricional da profissional Letícia Benvegnu Mariano e a exigência que os alunos passem por acompanhamento periódico com médico e por exames”, explica Silvio.
Rotina de treinos e impactos positivos
As atividades acontecem três vezes por semana — às segundas, quartas e quintas-feiras, sempre à noite, na pista de atletismo do Bolão — e duram cerca de 90 minutos. Os resultados têm sido percebidos pelos próprios participantes, que relatam melhorias físicas e emocionais.
A cozinheira Ana Mirian Palhão, de 58 anos, há quase 17 anos na rede municipal e participante do projeto há três, relata:
“Se eu não tivesse entrado neste grupo já estaria, certamente, ficado restrita. Sentia muita dor nas pernas e nas mãos, elas sempre estavam inchadas. Com os exercícios, tive uma melhora na circulação, diminuiu o inchaço e comecei a ter mais facilidade para abaixar, levantar-me e carregar peso. Como o professor exige acompanhamento médico e de exames periódico, meu colesterol e pressão melhoraram, diminuindo também os remédios”, comentou Ana, que atua na Emeb Prefeito Manoel Aníbal Marcondes, no Residencial Japi.
Já Priscila Vilas Boas, de 33 anos, que trabalha na Emeb Professor Antônio Adelino Brandão, no Morada das Vinhas, também destaca os benefícios:
“Vim em busca de condicionamento físico, sair do sedentarismo e um momento de cuidar de mim. Nosso trabalho demanda muito comprometimento e aqui, além de cuidar do corpo, também consigo cuidar da minha qualidade de vida.”
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]