Estação CPTM
Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

A partir de segunda-feira, 6 de janeiro, os usuários do transporte ferroviário da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na região de Jundiaí, enfrentarão um reajuste na tarifa do bilhete. O valor passará de R$ 5 para R$ 5,20. Essa alteração impacta diretamente os passageiros da Linha 7 – Rubi, que atende diversas cidades da região.

De acordo com a CPTM, o reajuste foi uma medida necessária para garantir a sustentabilidade financeira da empresa e a manutenção da qualidade dos serviços prestados à população local.

A companhia ressaltou que, para a definição do novo valor, foram consideradas as análises de custos, além de indicadores econômicos como o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). O objetivo é equilibrar a manutenção da infraestrutura e o atendimento às necessidades dos usuários, sem comprometer a qualidade do transporte.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Impacto da decisão da CPTM na região de Jundiaí e municípios vizinhos

O aumento da tarifa afeta as estações de trem localizadas em Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista. Essas localidades fazem parte da linha 7 – Rubi, que transporta, diariamente, cerca de 400 mil passageiros.

Somente em Jundiaí, mais de 22 mil pessoas utilizam o serviço de trem todos os dias, refletindo a alta demanda pela Linha 7 – Rubi.

[tdj-leia-tambem]