Homem com cartilha da empresa VRS Academy
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Neste sábado (2), o programa “Crescer Juntos” iniciou as atividades da segunda turma de pais, que se reuniram para promover rodas de conversa sobre parentalidade consciente e desenvolvimento de habilidades socioeducativas.

A ação é promovida pela empresa VRS Academy, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE) e articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) de Jundiaí. Os quatro encontros quinzenais com os pais acontecerão no CIEMPI (Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância).

O “Crescer Juntos” atua como uma “escola de pais”, que trata de temas importantes e relevantes para o desenvolvimento da relação familiar, escolar e da sociedade.

“Esta é a segunda turma do programa que trabalha a importância do diálogo entre pais e filhos. Estamos felizes em ver mães e também pais, homens que assumem a responsabilidade dos seus filhos”, explicou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Manoel de Pereira tem quatro filhos, com idades entre 14 a 4 anos, e é um dos integrantes do programa, que conheceu através EMEB Luiz Bárbaro, na Ponte São João, onde a filha Rebeca estuda. “Estou recentemente divorciado e os meus filhos moram comigo. Lidar com essa nova situação é um grande desafio e procuro com uma rede de apoio para conseguir me fortalecer, poder ensinar e ajudar minha família”, comentou.

Aprendizado a longo prazo

O programa “Crescer Juntos” atua com base no conceito “life long learning”, que significa que o aprendizado acontece ao longo da vida. A iniciativa partiu do centro de treinamento de Jundiaí, VRS Academy.

Os encontros são destinados a pais de alunos das EMEBs Pedro de Oliveira, Luiz Bárbaro e Alceu de Toledo Pontes. A parceria entre a UGE e VRS Academy contou com a articulação da Rede Jundiaí de Cooperação.

“A palavra de ordem é de cooperação. A VRS nos procurou para fazer um trabalho com a comunidade e o trabalho tem muito a somar para a Prefeitura, que oferece aos pais rodas de conversas com profissionais capacitados e são de extrema relevância para o desenvolvimento de uma educação assertiva com os filhos”, destaca José Antonio Parimoschi, gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças.

“Ficamos satisfeitas com o resultado da primeira turma, que saiu mais consciente e aberta a ouvir mais os seus filhos. As pessoas pensam que criar um filho é algo natural, mas entendemos que é preciso sim estudar, trocar experiências e entender que cada família funciona em uma dinâmica diferente”, explicou a psicóloga, psicopedagoga e criadora do programa, Eliana Cipriano.

[tdj-leia-tambem]