Criador da Coxinha de Queijo
Foto: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí

Uma triste notícia para todos os jundiaienses: nesta semana a Casa de Massas da Padroeira encerrou suas atividades. O local, tradicional do município, ficou conhecido pela criação da Coxinha de Queijo, iguaria que hoje é patrimônio imaterial da cidade.

De acordo com informações da família, os fundadores, José Carlos e Márcia, já estão idosos, e chegou a hora do merecido repouso, depois de 40 anos de atividades. A filha do casal, Juliana, contou que a família decidiu encerrar o funcionamento da Casa de Massas para cuidar do casal que trabalhou tanto. Mas não se preocupe, ela garantiu que Seu Zé, como é conhecido, e sua esposa estão bem.

“Agradeço a todos pelo carinho com meu pai, seu Zé. Vou ler para ele e para Márcia, minha mãe, todas as mensagens de carinho de vocês. P.S: meus pais estão bem. Fecharam a Casa de Massas porque estão velhinhos e também têm o direito de descanso após 40 anos combatendo o bom combate, não é mesmo? Abraço e meu desejo de sucesso a todos. Como diz seu Zé (meu pai), “vamos que vamos. Alegria, alegria”.

Casa de Massas Padroeira em Jundiaí
Foto: Reprodução/Google Maps

Iguaria 100% Jundiaiense

José Carlos Delbim, o proprietário da Casa de Massas, foi o responsável pela criação da tão amada coxinha de queijo.

“Eu estava fazendo coxinha de frango, aí olhei para o queijo e pensei: ‘E se eu colocar de recheio?’, aí eu coloquei o queijo com o formato da coxinha e comecei a vender. O pessoal começou a pedir, gostar e espalhou nas outras lanchonetes da cidade”, contou o simpático comerciante ao Tribuna de Jundiaí, em 2019.

Logo, lanchonetes em toda a cidade reproduziram a ideia, e a coxinha de queijo se tornou um salgado 100% jundiaiense. Anos depois, a coxinha de queijo se tornou oficialmente patrimônio de Jundiaí!