
Alunos das escolas municipais Rotary Club e Professor Flávio D’Angieri participaram do Atletas Jovens e do Atletas Saudáveis, programas integrantes do Torneio Nacional das Olimpíadas Especiais Brasil, nesta sexta-feira (4).
A sede, organizada pela Special Olympics, é Jundiaí.
Desde quinta-feira (3), o município, recebe mais de 400 participantes de todo o País, entre comissões técnicas e atletas que competem em nove modalidades.
Aproximadamente, 200 alunos das EMEBs chegaram ao Centro Esportivo Dr. Nicolino de Luca, o Bolão, a partir do programa Voa Pé, que visa a utilização de espaços públicos, próximos às escolas, propondo novos desafios e aprendizagens junto à natureza. Além disso, também traz inovações para o cotidiano dos estudantes em meio às propostas de “desemparedamento” da escola.
Em seguida, elas participaram de atividades esportivas bem como de avaliações médicas, incluindo testes de audição, aferição de pressão arterial, avaliação plantar, exames odontológicos e oftalmológicos entre outros tantos.

“Na rede municipal de ensino, trabalhamos a inclusão e o esporte unificado. Esse é um importante evento com competições de qualidade e que traz muita aprendizagem para nossos alunos, mostrando que uma sociedade melhor se faz a partir da inclusão de todos. Além disso, a partir da bateria de exames gratuitos ofertada aos estudantes, as que tiveram algum apontamento já serão encaminhadas para a rede de saúde”, ressaltou a coordenadora pedagógica da área de Educação Física da UGE, Luciana Nagashima, acompanhada da também coordenadora da área, Fanny Hadad.
A diretora nacional de esportes da Olimpíadas Especiais Brasil, Teresa Leitão, também reforçou a importância da integração dos alunos da rede municipal de ensino ao evento.
“É sem dúvidas uma grande troca. Pessoas com e sem deficiências se integram e promovemos o esporte unificado. Os especialistas, muitos estudantes de universidades, de forma voluntária, ainda ofertam atendimento e exames para a comunidade, o que é importante para a promoção da saúde ”, observou.

A Special Olympics surgiu em 1968, quando Eunice Kennedy Shriver, irmã do ex-presidente americano John F. Kennedy, deu início aos primeiros jogos internacionais das Olimpíadas Especiais em Soldiers Field, nos Estados Unidos. O evento permite o treinamento e competições nacionais e internacionais para atletas com deficiência intelectual em diversas modalidades olímpicas.
[tdj-leia-tambem]