
Na manhã deste sábado (31), o Comitê das Crianças se encontrou virtualmente em uma reunião, com mediação do gestor de Cultura, Marcelo Peroni, para discutir políticas públicas em prol da infância na cidade.
“A criança entende seu valor, seu papel na sociedade e traz temas relevantes pelo olhar dela. A atual gestão municipal, do prefeito Luiz Fernando Machado, compreendeu a importância de ouvi-las para o planejamento da construção de nossa cidade”, comentou o gestor Peroni.
Durante a reunião, foram discutidos temas como a abertura de um “hospital” de brinquedos e o plantio de árvores e mudas na sede do Comitê, na Vila Arens, que ainda não inaugurada.
Nostalgia e solidariedade
“Com esse ‘hospital’, podemos doar brinquedos quebrados e que não queremos mais. Eles são consertados e podem ser doados para outras crianças”, observou Ana Clara Baade Ramos, sobre a primeira proposta.
Samuel Schubernig, outro integrante do Comitê, demonstrou preocupação com as crianças que ficam o tempo todo em computadores e celulares e perderam o interesse em brinquedos à moda antiga. “Há uma nova geração de crianças que não conhece esses brinquedos”, explicou.
[tdj-leia-tambem]
Parque
A proposta do plantio de árvores e mudas deve ser realizada na futura sede do Comitê. No local, será construído um parque naturalizado e, até o final do mês de agosto, as crianças poderão discutir como esse parque será feito diretamente com os profissionais do Instituto Alana e da Rede Urban 95.
Além disso, as crianças irão opinar sobre quais árvores serão plantadas ali. “Anotei 20 nomes de plantas para deixar nosso parque bonito”, comentou a pequena Eloiza Giovanna Alves Pimenta, que foi preparada à reunião.
Comitê das Crianças
O Comitê foi instituído em 2019, após a adesão de Jundiaí à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças no ano anterior e está em sua terceira composição. Atualmente, conta com 24 membros, com idades entre 8 e 12 anos.
Entre as propostas já feitas por seus integrantes e atendidas pela Prefeitura de Jundiaí estão a instalação de brinquedos para crianças com deficiência nos parques, reforço na arborização de ruas e espaços públicos, modificações no mobiliário de praças, melhorias no trajeto e entorno das escolas, além da construção do Mundo das Crianças.