
Crianças entre 7 e 12 anos podem se inscrever para aulas esportivas no contraturno escolar da Emeb Professora Isabel Christina de Oliveira, no Jardim Guanabara. A iniciativa chamada de “Educando pelo Esporte” faz parte de uma parceria entre a Escola Inovadora, da Prefeitura de Jundiaí, com o Instituto Valore e Deca, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério da Cidadania.
O projeto contemplará até 50 crianças e oferecerá as modalidades de basquete, vôlei, futebol e atletismo, duas vezes por semana, durante dez meses.
A participação das crianças é totalmente gratuita e as vagas são abertas para toda a população, não ficando restritas apenas aos alunos da Emeb. Os pais ou responsáveis interessados em inscrever seus filhos devem comparecer à secretaria da unidade escolar (rua Inocêncio Mazzuia, 60, Jardim Guanabara) no horário de funcionamento (das 8h às 11h e das 13h às 16h) para preencher a ficha de inscrição e apresentar a carteira de vacinação, atestado de escolaridade e uma foto 3×4.
“O projeto ‘Educando pelo Esporte’ tem por objetivo utilizar o esporte como meio e incentivo às práticas esportivas, promoção da saúde e qualidade de vida, além de oportunizar a iniciação esportiva nas modalidades Basquete, Futebol, Vôlei e Atletismo e seguir o conceito de esporte educacional. O conceito vem a agregar o que a Escola Inovadora já desenvolve com as nossas crianças. O projeto incentivado é uma ferramenta de fomento à Educação e ao Esporte da iniciativa privada”, destaca o Prefeito Luiz Fernando Machado.
A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, o esporte engrandece o ensino e ensina valores para a vida. “Esta parceria traz potencialidades à escola e ao bairro. Vocês crianças irão aprender que mais importante que competir é respeitar as regras e conviver com os amigos. Quem sabe desta turma não desponta um grande nome do esporte jundiaiense?”.
[tdj-leia-tambem]
A organização e realização das aulas são de responsabilidade do Instituto Valore, com a parceria da DECA, que é a empresa destinadora de Imposto de Renda para o custeio do projeto. Na terça-feira (15), o Instituto realizou a entrega dos uniformes para os alunos.
Daniel Pereira, de 10 anos, já inscrito no projeto, espera despertar seus gostos para além da paixão pelo futebol. “O ‘Educando pelo Esporte’ traz muitos benefícios, como o contato com outros esportes, o convívio social e o respeito às regras do jogo”, declara o filho de Benedito e Liliane, que já percebem a melhora na disposição do filho para outras atividades e comemoram seu engajamento para além do videogame e do celular.
Júlia Dezem von Ah, gerente de projetos do Instituto Valore, agradeceu e elogiou a parceria da Prefeitura. “Tanto a UGE quanto a escola foram sempre muito receptivos e parceiros. Ficamos muito felizes em ver, ainda, o quanto se investe nas melhorias e reformas do ambiente escolar. Isso facilita a execução dos projetos e torna os espaços mais agradáveis”. Representando a DECA, Maysa Lepique ressaltou o impacto social da iniciativa. “O uso da lei de incentivo é fundamental para o crescimento e transformação da comunidade no entorno da escola”.
Ao todo, o ‘Educando pelo Esporte’ atende a 400 crianças em todo o Estado de São Paulo.