
As seis crianças de Jundiaí que representaram a cidade na 10° World Mathematics Team Championship (WMTC), realizada em Beijing, na China, tiveram uma semana agitada. Eles desembarcaram em Guarulhos na terça-feira (26) e desde então, estão compartilhando suas experiências e exibindo suas medalhas de bronze, conquistadas na competição.
Na quinta-feira (28), o grupo foi até o Paço Municipal para um encontro com o prefeito Luiz Fernando e gestores da Prefeitura.
Beatriz Alves Pereira, Melissa Isis Arcuri Marafante e Juan Pablo Fornaro dos Santos, estudantes do 4º Ano da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, e Victória Cristina Rodrigues, Camila Castilho Vieira e Arthur Oliveira da Silva, do 5º Ano da EMEB Aparecido Garcia, contaram sobre suas impressões da competição e do país asiático e souberam das iniciativas da Prefeitura para melhor ainda mais a educação do município.
Luiz Fernando Machado destacou a importância da conquista e a vontade da Prefeitura de municipalizar a educação, além do Ensino Fundamental. “Vocês são orgulho de toda a cidade de Jundiaí e a conquista da medalha de bronze tem impacto de ouro, promovendo a autoestima, servindo de exemplo e incentivo para toda uma geração”, disse.
No bate-papo, as crianças contaram um pouco sobre as impressões culturais e diferenciações do Brasil com outros países. Arthur destacou que na China não existe água gelada. “Para ser um chá, só faltava o saquinho”, brincou o garoto.
Victoria relatou que brasileiros são reconhecidos pela forma de comemorar. “Quando fiquei sabendo que tinha recebido a medalha, gritei muito de felicidade. Os brasileiros se destacam também na comemoração em relação às demais nacionalidades”, relembrou a menina.
Além do prefeito, os gestores da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques e da Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC) Thiago Maia, estiveram no encontro. O vereador Arnaldo Ferreira de Moraes também participou.
Rede municipal
Vasti Ferrari Marques defende que a qualidade na educação da rede municipal é fruto do investimento na formação e capacitação dos educadores. “Todas as semanas as equipes se reúnem para detalhar o planejamento e estudar. A formação faz parte dos pilares do Programa Escola Inovadora”, argumentou.
Os pais dos alunos, que também participaram do encontro, percebem que fortalecer a equipe tem refletido no ensino dos filhos.
O pai de Arthur, Erivelton Mizini, afirmou que o ensino municipal do município está no patamar de colégios particulares. “Tenho a experiência com o meu filho mais velho, que estudou na rede e passou em curso técnico da Unicamp em Campinas”. O Arthur, por exemplo, já conquistou uma medalha em outro evento internacional de matemática.
Juliana Castilho Vieira, mãe de Camila, também tem outro filho estudante da rede. “A atenção, o cuidado e a excelência no ensino são diferenciais. Só temos elogios pelo serviço prestado por toda a equipe, que está em constante capacitação”, concluiu.
[tdj-leia-tambem]