Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí
Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí

Entre as ações do projeto Cidade das Crianças, está o Comitê das Crianças. Ele propõe que os pequenos falem sobre as situações que os afligem no cotidiano da cidade e interagindo entre si, criem a Jundiaí do futuro.

No sábado (26), em mais uma reunião do trabalho do grupo, que contou com a participação de dez meninos e meninas, de 9 e 10 anos, no Sesc, depois da discussão, hora do lazer. Os jovens aproveitam para assistirem um show especial com o Coral de Jundiaí com a participação de Hélio Ziskind, compositor de clássicos da TV Cultura, como músicas do Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum. A apresentação fez parte da 30ª edição do Encontro de Corais – uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

“Temos vários motivos para comemorar nesta tarde. O Encontro de Corais está completando três décadas e, pela primeira vez, o encerramos com um show musical. E como não podia ser diferente, o evento foi voltado para a garotada, por conta da reunião do Comitê das Crianças”, disse o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

Na apresentação, destaque também para a estreia oficial do Coral Infanto-Juvenil, que se apresentou ao lado do coral adulto.

[tdj-leia-tambem]

O bate-papo dos jovens é resultado do interesse deles pelas discussões políticas, na visão do gestor. “A participação popular em Jundiaí começa pelos mais novos. A UGC só deu as diretrizes básicas para os participantes. Agora, os pontos levantados pelos meninos e meninas comporão um documento que será entregue ao prefeito Luiz Fernando Machado num encontro agendado pelo dia 23 de novembro. Pelo que vi, a segurança e a melhoria das vias públicas foram aspectos identificados pelos jovens na reunião”, completou Peroni.

Comitê das crianças visa construir espaço em que o público mirim pode dar sua opinião sobre a cidade. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Gabriel Pires de Lima, de 10 anos, é morador do Ivoturucaia. No relatório que será entregue ao prefeito da cidade, ele sugeriu a manutenção das escolas e a segurança. “Jundiaí poderia ter praças públicas só com dois adultos supervisionando, sem policiais. Na praça, a garotada só se preocuparia com o lazer e as brincadeiras. É muito legal participar do projeto Cidade das Crianças”, projetou Gabriel.

Além do Comitê das Crianças, o projeto Ruas de Brincar também integra o conceito do projeto Cidades das Crianças. Nele, a comunidade solicita o fechamento de determinadas vias para que as crianças possam brincar sem a presença dos carros.