
A programação de atividades culturais do programa municipal “Cidade das Crianças” segue neste fim de semana, com atrações gratuitas no Teatro Polytheama, na Fábrica das Infâncias Japy e na Pinacoteca Municipal de Jundiaí.
Todas as atrações seguem os protocolos de enfrentamento à pandemia previstos pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), como controle de público, obrigatoriedade do uso de máscara e oferta de álcool gel.
A programação do “Crianças em férias é no Poly”, no Teatro Polytheama, deste sábado (29), às 16h, traz o espetáculo “Cinderela”, montagem da Cia. Paulista de Artes de um clássico dos Irmãos Grimm. O espetáculo tem cerca de uma hora de duração e narra a história da Cinderela, que vê sua vida mudar quando provoca a paixão no jovem príncipe em busca de sua futura esposa.
No sábado (29), das 9h às 13h, a Fábrica das Infâncias Japy recebe as brincadeiras monitoras das Ruas de Brincar, com bolas, bambolês e outras atividades. O espaço, no entanto, recebe também os agendamentos da vacinação contra a Covid-19 para crianças de seis a onze anos, ao longo do dia todo. O espaço tem limite de até 100 pessoas e serão priorizadas as entradas das crianças com agendamento da vacina. Já no domingo (30), a manhã traz programação especial voltada para crianças de zero a três anos. Às 9h30 começa a cotação de histórias com Valquíria Malagoli e, na sequência, às 10h30, é a vez da oficina de musicalização, com Karen Comanduli.
A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe, neste sábado (29), a partir das 10h, a oficina gratuita “Desenhando com giz e carvão”, a última da programação de “Férias na Pinacoteca”. A atividade será com a oficineira Cris Suíter e é voltada para a faixa etária dos 12 a 17 anos. Os interessados devem se inscrever pelo site da Cultura e os materiais necessários serão fornecidos no dia da atividade.
Quem visitar a Pinacoteca poderá conferir também a Mostra Coletiva com as obras adquiridas pelo Município em editais da Lei Aldir Blanc, as exposições Pop Faces e série de pinturas abstratas em relevo do artista Alex Roch, a série “Tudo é Jundiaí” com pinturas em acrílico do artista Élvio Santiago, além de itens do acervo permanente da Pinacoteca como as pinturas de Inos Corradin e as aquarelas do artista Diógenes Duarte Paes.
[tdj-leia-tambem]
Enquanto o Museu Histórico e Cultural segue fechado para a montagem de nova exposição, os jardins do Solar do Barão seguem abertos para visitação, podendo ser visitado neste sábado (29), das 10h às 17h. O espaço pode ser fechado, por segurança dos visitantes, em vista da previsão meteorológica.
No espaço encontram-se diversas instalações que integram o programa Cidade das Crianças e a campanha Pé de Infância, como a casa na árvore, os totens interativos do canto dos pássaros e as contações de histórias da campanha Pé de Ouvido, as pinturas de chão alusivas à fauna e flora do rio Jundiaí e os brinquedos de madeira destinados ao estímulo motor e cognitivo da criançada.