(Foto: Canva/tomazl)
(Foto: Canva/tomazl)

O Projeto Sirius é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) com o objetivo de ajudar estudantes de baixa renda a ingressar no ensino superior. “Nosso objetivo é contribuir com a inclusão social deste estudante, aumentando as chances dele entrar em uma universidade por meio do conhecimento adquirido, abrindo novos horizontes para realização de um sonho”, explica Natalia Otani, estudante de medicina do 5º ano e ex-gestora do cursinho.

As inscrições para esse ano foram abertas no dia 1º de novembro de 2022 e vão até dia 03 de fevereiro de 2023. Increva-se através do link: https://forms.gle/yHsVc6JQRCCGA4Q96 ou na bio do instagram @projeto_sirius.

São 40 vagas disponíveis. Caso o número de candidatos exceda essa quantidade haverá um processo seletivo com base na renda familiar, no local que o aluno estudou durante o ensino médio e acesso à internet para atividades online.

Aulas presenciais

No ano de 2023, as aulas serão presenciais, na Unidade 2 da Faculdade de Medicina de Jundiaí, de segunda à sexta-feira no período noturno. Os alunos também terão acesso a plantões de dúvidas, além de outras atividades extras.

O Sirius é um cursinho popular totalmente gratuito para a população que não tem condições financeiras de pagar um cursinho particular e os professores são alunos voluntários do 1º ao 6º ano do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jundiaí. O foco principal é o ENEM, entretanto outros vestibulares como FUVEST, UNICAMP e UNESP também serão abordados durante as aulas.

Criado em 2019 e inaugurado em 2020, alguns alunos da faculdade, sob a supervisão da Profa. Dra. Juliana Reimão iniciaram as aulas presenciais. Se inspiraram para o nome do projeto na estrela Sirius, a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu. “Associamos o futuro brilhante dos alunos do cursinho ao brilho da estrela Sirius”, explica Natalia.

[tdj-leia-tambem]