
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Defesa Civil, iniciou uma série de cursos gratuitos de capacitação para o combate a incêndios florestais. Voltada a toda a população, a iniciativa busca preparar a cidade para enfrentar o período de estiagem, que vai de maio a setembro, quando aumenta o risco de queimadas.
Os cursos gratuitos em Jundiaí são realizados em parceria com a Fundação Serra do Japi, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), a Divisão Florestal da Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros.
Cursos gratuitos em Jundiaí unem teoria, prática e simulações em campo
O treinamento inclui aulas teóricas, manuseio de equipamentos e simulações práticas em campo, com o apoio direto do Corpo de Bombeiros. As próximas datas do curso estão marcadas para os dias 28 de junho, 1º e 3 de julho.
Durante os encontros, os participantes recebem orientações sobre técnicas de combate a incêndios em áreas de mata e aprendem os procedimentos adequados para atuar com segurança em situações reais de risco.

Prevenção como prioridade
O coordenador da Defesa Civil, coronel Gimenez, reforçou a importância da iniciativa:
“A prevenção é sempre o melhor caminho quando se trata de incêndios florestais. Ela é a espinha dorsal de todo o sistema, porque se nós tivermos uma prevenção eficaz, a possibilidade de acontecer incêndios serão menores. Com a colaboração de parceiros e a participação da população estamos construindo e consolidando uma cidade mais preparada para proteger nossas áreas verdes, garantindo a segurança de todos.”
O curso integra as ações da Operação Estiagem 2025, conduzida pela Defesa Civil, que busca reduzir os riscos de queimadas no período mais seco do ano.
Participação ativa da comunidade
De acordo com o superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Junior, a capacitação é fundamental para conscientizar a população.
“As técnicas, a legislação, as informações que estão sendo passadas aqui pelos técnicos da área de Meio Ambiente, da Guarda Municipal, Divisão Florestal, da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros são importantes porque fazem com que a comunidade tenha a ciência e a noção de como se portar perante um advento de incêndio”, diz o superintendente.
Entre os participantes, o motorista Lucas Chaves Moreira destacou a importância do aprendizado. “Tenho uma propriedade na Serra do Japi. Como sempre existe o perigo das queimadas eu decidi fazer o curso e aprender a combater o incêndio. É bom saber um pouco da legislação e compreender como funciona”.

Como se inscrever
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (11) 4589-0199 ou pelo e-mail [email protected].
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		