
Curtas-metragens produzidos por novos talentos de Jundiaí serão exibidos gratuitamente no domingo, 22 de junho, às 10h, na Moviecom do Maxi Shopping. Aberta ao público, a sessão encerra a 8ª edição do curso Cinema & Literatura, oferecido desde 2017 pela ONG Vidapontocom, com apoio da Lei Paulo Gustavo.
Com direção, roteiro e produção realizados pelos próprios alunos, os filmes são adaptações de obras da literatura brasileira em domínio público e contam com elenco formado por atores da região, muitos em seus primeiros trabalhos no audiovisual.
“Nosso objetivo é oferecer acesso prático e gratuito à linguagem do cinema, além de incentivar a leitura de obras nacionais por meio da proposta de adaptá-las para as telas”, afirma o cineasta Carlos Zaik, fundador da ONG Vidapontocom. “Ver o C&L chegar à 8ª edição e os alunos estreando seus próprios filmes no cinema da cidade é uma realização enorme.”
Curso gratuito transforma sonhos em realidade
Com estrutura e equipamentos fornecidos pela ONG e pelo Studio Zaik, o curso se torna uma verdadeira porta de entrada para o universo profissional do cinema.
“Eu tinha o sonho de fazer cinema desde os 17 anos. Participar desse curso me trouxe oportunidades maravilhosas, principalmente na área pessoal. Reacendi uma paixão antiga dentro de mim”, relata Milena Telhada, 26 anos, produtora do curta A Causa Secreta, pela Vertigem Produções.
Primeiros papéis no cinema
A formação também fortalece o portfólio de atores locais em início de carreira.
“Nunca pensei que antes da conclusão do curso de teatro pudesse ter a oportunidade de fazer um papel pro cinema”, diz Davi Araujo, 20 anos, que atua em adaptação de Machado de Assis. “É uma oportunidade que nunca pensei que fosse chegar tão cedo para mim.”
Programação da Mostra de Curtas
- Evento gratuito | Classificação Livre | Dia 22/06 (domingo), às 10h | Moviecom – Maxi Shopping Jundiaí
Filmes que serão exibidos:
- A Senhora – Pragma Produções
- Antonico e Sua Mãe – Câmera Alada
- A Causa Secreta – Vertigem Produções
- Hominies – Litcine Produções
- Insônia – Produtora Simetria
- O Ateneu – Ethereo Filmes
Sobre a ONG Vidapontocom
Criada em 2007 por Carlos “Zaik” Alberto de Oliveira, a Vidapontocom é uma organização civil sem fins lucrativos com foco na inclusão social por meio da cultura, educação e produção audiovisual.
Reconhecida como utilidade pública em Jundiaí desde 2015, a ONG já formou diversos jovens por meio do curso Cinema & Literatura e outros projetos culturais voltados ao desenvolvimento humano e cidadania.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]