(Foto: Prefeitura de Jundiaí)
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para quem quiser aproveitar o feriado desta quarta-feira, dia 7 de Setembro, sem sair da cidade, pode conferir as opções culturais disponíveis, todas gratuitas.

Biblioteca Nelson Foot

(Avenida Dr. Cavalcanti, 396 – dentro do Complexo Argos – Vila Arens). 

O espaço estará aberto ao público a partir das 9h. No local, além dos livros, também será possível visitar na Galeria Jundiaí, a princípio com a exposição “Fluindo com os Anjos”, de Ju Le Fer.

Em seguida, partir das 11h, os atores da Cia Giro no Biombo apresentam o espetáculo teatral “Um Caldeirão de Histórias”. A aventura de irmãs bruxas, extremamente boas e atrapalhadas, que no meio de um treinamento de bruxaria, encontram um livro secreto, onde contam diversas lendas e histórias guardadas por gerações. Entre feitiços e leituras, descobrem muitos tesouros, que dão origem a um mundo colorido e diferente de contação de histórias. Além disso, com criatividade, música ao vivo e uma grande mascote, trazem lendas e clássicos de uma forma diferente, acabando com a reputação de qualquer vilão de livro.

Cia. Giro no Biombo apresenta “Um Caldeirão de Histórias”, na Biblioteca (Prefeitura de Jundiaí)

Fábrica das Infâncias Japy

(Rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens). 

Instalada em parte do prédio que compunha a antiga Tecelagem Japy, na Vila Arens, o novo espaço é voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias.

A Fábrica das Infâncias Japy recebeu recentemente a instalação de um novo mobiliário cênico. Baseados no conceito de Rios Flutuantes, em referência aos canais fluviais da cidade, e no conceito de Fios que tecem, numa alusão à atividade fabril têxtil desenvolvida no espaço onde o equipamento cultural está instalado, os cenários fazem parte de projeto desenvolvido pela Urban95, rede da qual o Município faz parte, por meio de parceria institucional com a Fundação Bernard Van Leer.

Área interna na Fábrica da infância (Prefeitura de Jundiaí)

Neste feriado o local estará aberto das 9h às 13h e a criançada poderá encontrar vários ambientes preparados para as mais divertidas brincadeiras. Além de muito lápis de cor, giz de cera e canetinhas de cores diversas e muito papel para desenhar, riscar e rabiscar. Também poderão acessar, do lado de fora, um jardim naturalizado e brinquedos pelo público infantil.

Pinacoteca Diógenes Duarte Paes

(Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro).

No local o público poderá conferir das 10h às 17h, as exposições “Além do Visível”, da artista Mariana Morishita e logo após “ Patrimônio em Xeque#”, de Isabela Moreno, ambos projetos selecionados pelo edital lançado pela Fundação Casa da Cultura, para a temporada 2022 de Artes Visuais da IV Expoartes no Centro Jundiaiense de Cultura, podem ser visitadas pelo público.

Pinacoteca
As exposições na Pinacoteca podem ser visitadas das 10h às 17h (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Ainda mais, a exposição “Corpes Prováveis”, da artista Bella Tozini, chega em Jundiaí por meio do Programa de Ação Cultural – ProAc, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, na Pinacoteca. A classificação indicativa é de 16 anos. “Corpes Prováveis” reúne retratos de pessoas da comunidade LGBTQIA + com expressões dissidentes, em seus momentos mais privados e ocasionalmente vulneráveis, muitas vezes em espaços domésticos.

Por fim, o visitante poderá conhecer as obras dos artistas Diógenes Duarte Paes (patrono da Pinacoteca). Com suas famosas aquarelas e obras dos consagrados artistas Elvio Santiago e Inos Corradin, que compõem o acervo permanente da Pinacoteca.

[tdj-leia-tambem]