DAE alerta sobre furto de hidrômetros nas residências

A DAE Jundiaí, por meio da diretoria Comercial e Financeira e da Seção de Micromedição (SMI), informa que em 2020, foram registradas uma média de 13 furtos de hidrômetros por mês. Segundo o diretor da área, Benedito Pedro de Almeida Nogueira, “isso acontece principalmente em imóveis que possuem cavalete sem a caixa padrão, tornando mais fácil o acesso”.

Por esse motivo, é importante que a população tenha uma caixa padrão instalada, para abrigar o hidrômetro. Com estrutura metálica, ela protege o equipamento de danos e eventuais furtos. Essa medida está prevista no Artigo 20 do Regulamento de Serviços, aprovado pela Agência Reguladora ARES-PCJ (Resolução nº 151, de 03/11/2016), que afirma que “é responsabilidade do cliente zelar pela segurança e integridade das instalações e equipamentos de medições localizados em seu imóvel”.

“Além de melhorar o rendimento nos serviços prestados, também contribui para uma maior segurança”, destaca o diretor de Manutenção, João José Viveiros.

Em caso de furto

Em caso de dado ou furto do hidrômetro, o cliente deve registrar o Boletim de Ocorrência e entrar em contato com a Central de Relacionamento da DAE, pelo telefone 08000 133 155, para relatar o ocorrido e solicitar a reposição do hidrômetro. O equipamento mais comum, com diâmetro de ¾ de polegada, tem custo de R$ 111,00.

Multa e corte de água

A DAE também está atenta às violações de hidrômetros e às ligações clandestinas, o chamado “gato”. Nesses casos, as suspeitas e denúncias são verificadas e, se confirmadas, o cliente terá a ligação cortada e será aplicada multa pela infração cometida, de acordo com a Portaria 123, de 18/11/2013, cujo valores são R$ 3.390,00 (violação) e R$ 6.780,00 (ligação clandestina). Também serão estimados e cobrados o volume de água subtraído, a coleta e o tratamento de esgoto durante o período da infração.

Para regularização, o cliente deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento e agendar um horário para ir a um dos Postos de Atendimento. Ali, será possível solicitar a religação, pagando a tarifa e negociar os débitos pendentes. Em caso de não pagamento, medidas judiciais serão tomadas.

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