Laboratório de qualidade da DAE Jundiaí.
Alterações na cor da água podem ocorrer após manutenções na rede (Foto: Divulgação/ DAE Jundiaí)

A DAE Jundiaí tem como prioridade a qualidade da água e, para isso, o Laboratório de Controle de Qualidade monitora a água diariamente com mais de 100 amostras coletadas mensalmente em diferentes pontos da rede de distribuição e nas Estações de Tratamento de Água (ETAs).

Ao todo, são realizadas mais de 1.900 análises por mês, seguindo os parâmetros da Portaria GM/MS 888 do Ministério da Saúde. “Analisamos itens como cor, turbidez, ferro, cloro, fluoreto e coliformes para garantir a potabilidade da água”, explica Karen Tasaka, gerente do Laboratório de Controle de Qualidade.

[tdj-leia-tambem]

Alterações pontuais na coloração podem ocorrer após manutenções na rede, mas são temporárias e não comprometem a qualidade da água.

“Essas variações são causadas por movimentações nas tubulações e são rapidamente monitoradas para restabelecer os padrões de qualidade”, destaca Karen.

A DAE recomenda que os munícipes limpem suas caixas d’água a cada seis meses para manter a qualidade no consumo.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Monitoramento abrangente na cidade

A DAE também monitora os mananciais que abastecem a cidade, incluindo rios, córregos e represas, garantindo a qualidade desde a origem até a entrega ao consumidor.

Os resultados das análises estão disponíveis no Relatório Anual de Qualidade da Água, publicado no site oficial da DAE Jundiaí (daejundiai.com.br/agua/qualidade-da-agua/), e também nas contas de água mensais.

Para dúvidas ou solicitações, a Central de Relacionamento da DAE atende gratuitamente 24 horas pelo telefone 0800 133 155.