Operadores da DAE em obra de saneamento
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No próximo final de semana, uma equipe da DAE Jundiaí atenderá os moradores do Loteamento Balsan para que façam as solicitações de ligações de água e esgoto do novo sistema instalado na região.

No total, foram investidos R$ 4,3 milhões para a implantação de 6.545 metros de adutoras, redes de água e redes coletoras de esgoto no Loteamento. Em Jundiaí, a obra ocorreu nos bairros Jardim Tamoio, Balsan e Baixada do Paraná; em Várzea Paulista, dentro do Loteamento Balsan.

Com a conclusão destas obras, a rede antiga de saneamento será desativada. Além da entrega de folders informativos na região, também passará um carro de som avisando sobre o atendimento da DAE.

Um posto temporário da empresa será montado no Centro Comunitário, na rua da Mina, número 365, nos dias 16 e 17 de outubro (sábado e domingo), das 9h às 16h30. Para fazer o pedido de ligação, os moradores devem apresentar documentos pessoais e preencher o cadastro. Assim, a conta de água será emitida após 30 dias de funcionamento da ligação.

‘Questão de saúde’

“Nosso objetivo é ajudar os moradores a concluírem este processo, para que possam contar com água tratada na torneira de casa, sabendo também que o esgoto vai ter o destino correto. Este é um benefício que a DAE está realizando, mas a população tem que fazer a sua parte, que é pedir a ligação”, ressalta o diretor Comercial e Financeiro da DAE, Benedito Nogueira.

João Batista Soares Junior (28), é morador do bairro desde que nasceu, e afirma que a ação vai além da água e esgoto.

“Além de termos acesso ao saneamento, que é uma questão de saúde, ter a conta de água significa conquistar cidadania. Agora teremos um endereço, um CEP. É o começo de tudo”, comemora.

O saneamento no Loteamento Balsan ganhou vida após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público e as Prefeituras de Jundiaí e Várzea Paulista, com anuência da Sabesp.

O TAC ainda prevê a alteração do limite de municípios, passando a área do Loteamento Balsan em Várzea Paulista para Jundiaí, após aprovação das respectivas Câmaras Municipais e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

[tdj-leia-tambem]