
A DAE Jundiaí está investindo em diversas obras para melhorar o abastecimento de água e a coleta de esgoto na cidade. As obras, que representam um investimento total de cerca de R$ 32 milhões, beneficiarão diretamente a população com um abastecimento de água mais seguro e confiável, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Novo reservatório no Jardim do Lago
A partir de agosto, os bairros Jardim do Lago, Vila Didi, Jardim Estádio, Cidade Jardim e Vila Esperança terão o abastecimento de água reforçado com a conclusão de um novo reservatório de água tratada. O reservatório terá capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água, ampliando a segurança no abastecimento para a região. O investimento é de R$ 5,49 milhões, com recursos do Programa Saneamento para Todos-FGTS, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal.
“Estamos ampliando a reserva de água tratada nas regiões mais distantes do Centro. Entregamos recentemente o reservatório do Ivoturucaia e, em breve, teremos mais um no Jardim do Lago, chegando ao total de 85 milhões de litros de água tratada reservada. Esta segurança é uma marca do trabalho da DAE”, aponta o diretor presidente da empresa, Walter da Costa e Silva Filho.
O comerciante Ivo Cardoso conta que, pelo fato de o Jardim do Lago ficar em uma região alta, às vezes há momentos em que a água demora para retornar. “Temos água todo dia, mas há momentos em que demora mais. Este reservatório é uma benção. Além da garantia de água, trará mais segurança para toda a região”, avalia. Moradora no bairro desde que nasceu, Gislaine Mariano elogia a qualidade da água da DAE. “Aqui tem água limpa e bem tratada. Com o reservatório, teremos mais garantia”, afirma.
Mais obras da DAE Jundiaí
Além do novo reservatório, a DAE Jundiaí também está implantando uma sexta bomba na Estação Elevatória de Água Bruta do Jundiaí Mirim, construindo uma nova adutora sentido Vetor Oeste e realizando o remanejamento de redes de água em diversos bairros.

A capacidade de bombeamento da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro Centenário será ampliada de 14 para 24 litros por segundo, atendendo à demanda da região e contribuindo para a preservação dos recursos hídricos.
Ainda este mês, terá início a implantação de interceptor e redes coletoras de esgoto no Portão do Castanho. As obras visam evitar alagamentos na região e melhorar a qualidade dos rios e córregos da cidade.
A DAE Jundiaí também está reformando e adequando as Estações Elevatórias de Esgoto às normas vigentes, com destaque para a EEE Centenário I, que terá todo o sistema de remoção preliminar e de bombeamento substituído. A modernização das EEE’s contribui para a eficiência do sistema de coleta de esgoto e a preservação do meio ambiente.
As obras em andamento pela empresa trarão diversos benefícios para a população, como abastecimento de água mais seguro e confiável, melhoria na qualidade da água e menos risco de alagamentos.
[tdj-leia-tambem]