
A DAE Jundiaí lançou essa semana a campanha “Uso responsável da água – é mais vida e mais prevenção”, com o objetivo de envolver a população da cidade no consumo consciente da água que também é essencial neste período de combate à pandemia.
Essa campanha de conscientização visa incentivar o consumo racional da água através de hábitos simples no cotidiano, como banhos rápidos, trocar baldes e mangueiras por vassouras e fechar a torneira quando não estiver utilizando a água.
A represa de Acumulação, em frente ao Parque da Cidade, está atualmente com 84% da capacidade, valor equivalente a 7,8 bilhões de litros de água. Assim, além do rio Jundiaí Mirim que é a principal fonte de abastecimento da cidade, a DAE também utiliza outorga do rio Atibaia.
[tdj-leia-tambem]
Recentemente, o Consórcio PCJ emitiu nota de alerta sobre estiagem em Jundiaí. De acordo com o PCJ, “o acompanhamento dos dados climatológicos e monitoramento do comportamento hídrico dos principais mananciais das Bacias PCJ mostraram que as chuvas ocorreram abaixo do esperado para o primeiro trimestre de 2021”.
“Os dados preocupam, já que nos últimos quatro anos também foram registradas menos chuvas nas áreas monitoradas. Os meses de janeiro, fevereiro e março, considerados de maior incidência de chuvas, registraram precipitações na ordem de 31,5%, 10,5% e 13,5% menores do que o esperado para o período”, detalha a nota.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		