
Nesta terça-feira (17), servidoras, terceirizadas, estagiárias e jovens aprendizes da DAE Jundiaí participaram de uma palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento, sob coordenação do Serviço Social e com apoio de servidoras da Diretoria de Mananciais, aconteceu sob comando da enfermeira Kelly Santos.
“O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata, só perde para o câncer de pele. E quanto antes tivermos o diagnóstico, melhores são as chances de cura”, reforçou a palestrante. Durante o evento, Kelly orientou as mulheres sobre a necessidade de prestar atenção aos sinais do próprio corpo.

Realizado em atenção ao Outubro Rosa, o encontro contou com a presença do presidente Walter da Costa e Silva Filho; do superintendente de Engenharia, Valter Maia; e do superintendente de Gestão, Evandro Biancarelli, além de vários diretores.
“Cuidar da própria saúde é também uma forma de mostrar que estamos disponíveis para cuidar dos outros. Este é o recado que o Outubro Rosa traz para todos nós”, pontuou Biancarelli.
Experiência compartilhada
As servidoras também ouviram o depoimento emocionante da servidora Nalci Guiraldi, funcionária da DAE há 35 anos. Atualmente, Nalci se encontra em tratamento de um câncer de mama. Ela compartilhou sua experiência e incentivou as colegas a se cuidarem.

“Eu não tinha nenhum caso na minha família e nunca imaginei que enfrentaria esse problema. Por isso, é muito importante que todas procurem um médico a qualquer sinal ou coisa diferente que notarem no corpo”, alertou. “Posso dizer que o primeiro passo para a cura é a aceitação da doença e procurar ser positiva em todos os momentos”, aconselhou Nalci.
Ao final do encontro, as servidoras participaram de uma dinâmica para incentivar quem ainda não fez seus exames a agendá-los até o final deste ano.
[tdj-leia-tambem]